30/12/2017

Dois Zero Um Sete

Fiz um vídeo com fotografias do meu ano. Vi o vídeo várias vezes. Reconheci cada um dos momentos. Desde o dia 1 de Janeiro até meados de Dezembro. Reconheci cada uma das emoções. Não fui capaz de o publicar. Metade do meu ano trazia memórias que não queria recordar. Mesmo que parte dessas memórias fizessem parte das mais felizes que tive, não durante o meio ano que passou, mas durante os últimos anos da minha vida.
Vi o vídeo várias vezes. Reconheci cada uma das memórias e cada uma das emoções. Percebi depois, vários dias depois, que não podia renegar o que aconteceu. Percebi que, tive tantos momentos felizes que não podia cingir 365 dias aos últimos meses. Percebi que, tal como cada ruga que me cresce à volta dos olhos, tal como cada cabelo branco, aquelas imagens fazem parte de mim. Da minha história, deste ano de Dois Zero Um Sete! 
Percebi que os passos que tenho dado para a frente foram dados porque dei alguns para trás. Percebi que quando decidi não me deixar vencer, tinha também de aceitar. Aceitar que qualquer uma daquelas emoções fizeram parte de uma história. E que não é possível avançar para a próxima sem aceitar aquela. E que não podia avançar para a próxima sem conseguir ver o vídeo outra e outra vez sem sorrir. Sem medo de o ver outra vez. E sem me orgulhar de, mesmo tendo caído do muro abaixo, já ter conseguido subir para cima dele outra vez. Se calhar não ainda da forma equilibrada e segura que tinha conseguido antes, mas já muito mais perto do que pensei estar nesta altura. 

Por isso, aqui fica o vídeo. Para ver e rever. E sorrir!

28/12/2017

Vida de bairro!

Apesar dos pingos que caem, aproveito o passeio matinal de Mr Darcy para ir comprar pão a pé. Lembro-me dos tempos em que vivia em Bruxelas e fazia quase tudo a pé. Quase tudo à chuva. Não sei porque nos refugiamos tanto da Natureza.

Mal ponho o pé na rua, dou de caras com o varredor.
- Bom dia!
- Bom dia menina! Então hoje vem sozinha?
- Os meninos estão com o pai! Bom ano!
- Bom ano menina!

Sigo o meu caminho, ora em cima do passeio, ora pelo meio da rua. Privilégios de  viver num sítio com pouco trânsito.

Do outro lado das árvores, duas vizinhas à conversa.
- Olha! Lá vai ele [Mr Darcy]! Sempre bem disposto! Este cão está sempre a rir.
- Olá!!! Bom dia!!
- Bom dia! Até logo!

As conversas não precisam de ser longas. Os sorrisos são suficientes. Na verdade nem sabemos os nomes uns dos outros, mas sabemos os nomes dos nossos cães. Muitas vezes dos nossos filhos. Sabemos que aquela cara é dali! E isso basta.

Continuo o meu caminho. Aprecio o cheiro da terra molhada. Observo as folhas no chão e Mr Darcy vai cheirando tudo enquanto deixa as suas marcas territoriais pelo caminho.

Prendo a trela dele na grade à porta do supermercado. Não demora muito até aparecer o rapaz. Adora fazer-lhe companhia [a Mr Darcy] enquanto agarro no que preciso.

- Este cão é um mimado! - diz ele enquanto corre para a caixa para fazer a minha conta.

Volto para casa. A pé. Já não há chuva. Mas ainda há folhas amarelas e molhadas no chão. Odeio o Inverno, mas tento abstrair-me com estas imagens bonitas de postal. Cruzo-me com mais um vizinho que segue de carro. Ele apita, eu estico o braço e atiro um “Bom dia!” para o ar.

Era incapaz de viver numa cidade grande!

23/12/2017

Não sei o que aconteceu a esta casa!

Eu estou na cozinha. Fiz uma máquina de roupa e estou a esvaziar a máquina da louça.

Ela passou aqui há bocado...
- Mãe, precisa de ajuda?
- Não querida! Obrigada!
Foi para o quarto montar uma cidade de playmobils.

Ele, sentado no sofá! Pernas cruzadas à homem. Vê no iPad o resumo dos golos da Champions.
- Mãeeeeeee!!!
- Diz querido!
- Adoro a mãe!
- Também te adoro meu amor!
Volta e meia aparece-me na cozinha só para mostrar um golo espectacular que eu não posso perder.

A televisão está desligada. A sala impecável, para além de um par de sapatos atirados para o chão.
A única movimentação é de Mr Darcy que não me larga, sempre atento ao que estou a fazer.

O que é que se passa? Não há bebés. Não há confusão. Não há barulho.

O silêncio é ensurdecedor. Os meus bebés desapareceram e puseram-me estes miúdos crescidos aqui dentro.

Já estou quase a pedir que discutam só um bocadinho para eu poder dar um berro!

21/12/2017

Então é Natal!

Pode-se dizer que o Natal é uma merda? Ups! Já disse!!!

Pois é!... Porque nos faz pensar naquilo que temos e naquilo que não temos.

Ontem numa homília, o padre falava precisamente nisto! Perdemos o Natal! Porque nos focamos na perfeição das imagens dos anúncios. E nos focamos naquilo que o Natal não é. Fazendo-nos pensar naquilo que deveríamos ser e não somos. Só que a culpa é das fotografias.

O próprio Jesus nasceu numa manjedoura. Sem casa. Sem ninguém! Com uma vaca a aquecê-lo com o seu bafo... A verdade é que isto nada tem de romântico! Mas foi assim que Ele nasceu. E parece que é disto que temos de nos lembrar no Natal. Jesus tinha a sua família. Tinha amor. E o Natal nada é mais que isso: família e amor!

Dizia o Sr. Padre que nenhuma família é perfeita, que todos temos os nossos problemas e que as fotografias de Natal estragavam o Natal por isso mesmo! Porque buscávamos a perfeição nelas ilustradas, esquecendo-nos daquilo que é realmente importante nesta quadra.

Mas, independentemente de Jesus ter nascido na sua manjedoura, isso não significa que eu não queira a fotografia do Natal. Pois... Enfiei a carapuça ontem durante a homilia. Eu sou a que perdeu o Natal! O sentido do Natal.  Agradeço todos os dias pelas coisas boas que tenho à minha volta! E agradeço! Mesmo quando não me apetece, agradeço. Mas a fotografia não está como pensei que fosse estar. E isso, mesmo que esteja errado, dá-me cabo do Natal!

Podemos passar já ao Carnaval? Identifico-me mais neste momento...

18/12/2017

Aos Recomeços!

Este é o tipo de ações de Natal que mexem comigo!



Todos nós sabemos como foi um ano difícil no nosso país. Os incêndios levaram muitos sonhos consigo... Destruíram famílias, destruíram casas, destruíram postos de trabalho, destruíram vidas e destruíram a força de quem trabalhava e acreditava nos seus sonhos e na sua vida.

Mas nem tudo está perdido! Porque existe uma campanha que vai poder ajudar as Vítimas dos Incêndios a recuperar os seus sonhos. A recuperar as suas vidas.

E nós podemos também construir os nossos. Os sonhos! E ao mesmo tempo ajudar. Como?

Entre 16 e 24 de Dezembro, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai dar integralmente a sua parte da receita dos Jogos para ajudar as vítimas dos incêndios, por isso, nestes dias, apostar não é só jogar!



Apostar é ajudar uma família a sorrir novamente!
Apostar é ajudar uma comunidade a levantar-se!
Apostar é ajudar crianças a terem um futuro!

Eu já fiz os meus pedidos ao Pai Natal durante a visita ao Wonderland Lisboa!

Por isso, durante estes dias, ao apostar, não estamos a apenas a apostar nos nossos sonhos! Estamos também a ajudar alguém a Recomeçar! E o Natal também é isso! Oferecer sonhos à nossa família proporcionando sonhos a outras que tanto precisam.

Apelem aos vossos amigos para ajudarem também enviando um destes Postais de Natal!


Link aqui! 


Link aqui!



Link aqui!

17/12/2017

A título de desabafo!

As pessoas que gostam do Inverno não têm cães para passear de certeza! Nem de manhãzinha, nem depois do jantar! (Porque durante o dia uma pessoa ainda aguenta...)
Nem dormem sozinhas!!!
E de certeza têm aquecimento central em casa.
E as pessoas que gostam do Inverno também não têm de certeza dificuldades motoras derivadas ao excesso de camadas de vestuário no corpinho!
Essas pessoas não sofrem de pele seca por consequência do frio! E de certeza não sofrem de pés em formato de cubos de gelo! Tal como o nariz. Ou as mãos.

E não me venham com a desculpa do chocolate quente que é tão bom porque leitinho com chocolate gelado, no Verão, sabe muitíssimo bem!!!

Nem me venham com a desculpa da lareira que é tão linda porque carregar troncos de lenha e acender a lareira é uma trabalheira tremenda!

Cá no burgo também não há a desculpa do cenário mágico de neve porque a própria não consta. Tirando de 10 em 10 anos, durante 5 minutos. E quase pode ser confundida com granizo.

Por isso, ou o meu bom feitio congelou, ou estou farta disto! E a única boa notícia por estarmos (ainda) a entrar no Inverno, é o Outono ter chegado ao fim e a Primavera estar cada vez mais perto.

Pronto! Já desabafei! Venham os vossos contra-argumentos!!!

14/12/2017

Eu bem digo que estou a ficar maluca!

- Vicente!
Nada...
- Vicente! Anda cá!
Nada...
- Vicente! Anda!!!
O gajo continua impávido e sereno a olhar para mim...
- Vicente!!!!! Aqui já!!!
E lá continua ele... Sentado com cara de vaso a olhar para mim...
- Vicente!!!! Estás surdo????? Aqui! Anda aqui faz favor!!!

Não era Vicente... Era Mr Darcy! Não haveria o cão de não responder à chamada!
E o outro baralhado de eu estar a chamá-lo a olhar para o cão!...

(Pedir por favor ao cão também é bastante normal!)

Mandei a minha filha para o Espaço!

E o mais engraçado é que esta era apenas uma das 9 opções que eu tinha!



Mas achei mesmo que esta era a cara dela!!! Transformei-a numa aventureira bochechuda cor-de-rosa e partiu numa aventura em busca de novos planetas!!!



Já o Vicente [meu pequeno Ogre], num tom meio esverdeado, não queria ir embora. 



Não podiam ser mais giras estas histórias do Mini Big Books criados pela HP! Em que podemos personalizar a capa dos livros com os nomes e as caras dos nossos filhos e enviá-los em 10 aventuras diferentes. 





Se queriam um presente de Natal giro [e barato!] aqui têm uma óptima ideia.






E depois? Depois é só pegar na nova HP Envy Photo, imprimir o livro e embrulhá-lo debaixo do pinheiro de Natal. 



A outra óptima novidade é o novo serviço HP Instant Ink! Por apenas 2,99€ por mês (que inclui 50 páginas), a HP Envy Photo envia informação à própria HP sempre que precisar de um tinteiro novo e nós nem temos de nos mexer. Recebemos o tinteiro comodamente em casa. 

Se queriam óptimas ideias para o Natal, já vos deixei aqui óptimas sugestões. 
Advertisement

13/12/2017

Quem corre por gosto não cansa!

O caraças!!! Tudo treta! 

Escola! 
Filhos! 
Casa!
Blog! 
Projectos novos a aparecer! 
Problemas para resolver! 

Pelo meio é preciso arranjar tempo para comer, para não ter a cabeça a mil, 24h, com milhões de coisas ao mesmo tempo para pensar, para criar, para resolver. Tomar duche. Passear o cão. 

Há alturas na vida em que nada acontece... Há outras em que acontece tudo ao mesmo tempo. Há dias em que não sei como chego a todo o lado. Há dias em que só me apetecia ir para a cama à mesma hora deles. O trabalho não pára. (Não me estou a queixar, só a desabafar!) O telefone não pára! Óptimas notícias! Excelentes notícias! Péssimas notícias. O turbilhão emocional é mais que muito. O corpo fica dorido. A cabeça baralhada. Olho para um lado a celebrar. E para o outro para praguejar. 

2017... Chegas ao fim da pior e da melhor maneira! Como é possível! E 2018 já se escreve a um ritmo alucinante. Para já feliz! Muito feliz! Que assim se mantenha. E que 2017 vá descansar que já é hora! Apesar de acabar muito bem! Muito bem! Mas tão mal ao mesmo tempo. Se não ficar maluca até lá, acho que já nada me deita abaixo. 

11/12/2017

Wonderland Lisboa pela minha lente!

Chegou o novo Huawei Mate 10 Pro! E nós fomos experimentar as suas novas pontencialidades. Onde? No Wonderland Lisboa, claro! Nada melhor que o ambiente Natalício para dar (ainda) mais vida às fotografias captadas pela câmara dupla espectacular da Leica que vem incorporada no telefone.


O Huawei Mate 10 Pro faz qualquer totó parecer um fotógrafo profissional. Porquê? Porque traz consigo uma tecnologia inteligente que consegue identificar diferentes tipos de cenários e objectos. A lente da Leica identifica se estamos a fotografar uma paisagem, um animal, uma pessoa, até um prato de comida! E faz o ajuste automático de luz, contraste, cor, brilho e exposição da câmara. O telefone consegue até decorar (leram bem! decorar!) a nossa cara e, sempre que tiramos uma selfie, ele já sabe como gostamos e queremos aparecer. Ajustando automaticamente os filtros que mais gostamos à nossa cara. (Estou fascinada com o branqueamento de dentes!!!)






A outra parte boa (porque num sítio como a Wonderland, não conseguimos parar de registar todos os momentos) é a gestão inteligente da bateria do telefone. A grande novidade é que, para além de conseguirmos ter a bateria carregada a 58% em apenas meia hora, é que o telefone ajusta os consumos conforme o que está a ser utilizado. Ou seja, desliga todas as aplicações que não estão a ser usadas no momento, fazendo com que, ao fim do dia, tenhamos mais 1h a 2h de autonomia. Só para terem uma noção, estivémos no Wonderland das 10:30 às 17:00 com a câmara a ser constantemente usada e cheguei a casa com 83% de bateria no telefone. É absolutamente inédito!

E porque é Natal! E porque eu gosto muito de vocês! Quero só avisar-vos que podem ganhar um Huawei Matre 10 Pro (no valor de 879€)! Só para vocês!!! Como? Vou explicar tudinho.





- Têm de se deslocar ao Wonderland Lisboa até ao dia 25 de Dezembro
- Tirar uma fotografia no evento
- Partilhar no vosso Instagram com as #momentohuawei #inteligenciaartificial #huaweimate10pro
- Fazer um like na página da Huawei Mobile PT do Instagram
- Fazer um like na página da Huawei Portugal no Facebook aqui!

O prémio será atribuído à fotografia mais criativa! E os resultados serão divulgados nas redes sociais da Huawei no dia 27 de Dezembro.

Nota importante: Têm de ter o perfil do Instagram público para que as vossas fotografias possam ser visualizadas pelo Júri.





 Podem consultar o regulamento do Passatempo aqui



08/12/2017

Fui ao Karaoke!

Sim! É verdade! Esta que vos escreve foi ao Karaoke. E sobreviveu! E a audiência também.

Anos! Passaram-se anos desde a última vez! Não me lembro sequer quando foi a última vez. Mas passaram-se seguramente 20 anos desde que pus um pezinho num evento de Karaoke.

É interessante como pouco ou nada mudou desde então!

O animador continua a usar gel do cabelo. E continua com aquela voz de carrinho-de-choque em versão romântica com umas piruetas pelo meio. E também continua a cantar temas belíssimos como as Borbujas de Amor, mas agora em versões mais modernas que, em vez de nos pôr a chorar de desgosto de amor, põe-nos a  roçar, ao nível do corpo, no amor seguinte. (Eu não me rocei em ninguém! Estava só a ver como se fazia!) Dizem que aquilo é Reggaeton.

Ao nível dos artistas. Também nada muda!!! O cinquentão de voz Elviana que canta o New York continua lá. Também continua a alhar os falsetes, mas... Sim senhor! Temos de lhe tirar um chapéu porque canta melhor que a maior parte do comum dos mortais.

Aquela miúda que ninguém liga porque acha que não vai dar nada mas, de repente, saca de uma corda vocal ao nível da Adele e toda a gente pousa os copos, olha para a miúda com os olhos fora das órbitas e os queixos caídos e no fim acaba tudo em estado apoteótico a gritar e a bater palmas e a tentar arranjar o número de telefone do Simon Cowell. Essa miúda? Também ainda lá está!

Aquelas amigas meias bebadas, meias alegres, que insistem em cantar coisas cujo ritmo não conseguem acompanhar e cujas cordas vocais nunca vão conseguir atingir, mesmo que fossem operadas pelo cirurgião da Raínha Letícia, ainda estão lá! Ah espera! Essas éramos nós!!!

Estão a ver o Homem do Leme dos Xutos? Não falhou!

E a Água Fresca da querida Dina? Também não falhou!

Basicamente está tudo igual! Até os papelinhos e os catálogos de micas com as folhas meias rasgadas são os mesmos. A única diferença é que, nos intervalos, danças o Despacito em vez da Macarena. Mas acho que o Despacito é apenas uma evolução mal conseguida da Macarena.

A bem da verdade, não me ria tanto há muito tempo!!! E isso trabalha bem o abdominal.

05/12/2017

Um flagelo chamado frio!

Como se, levantar da cama, não fosse já tortura suficiente, ainda temos de escolher roupa. E escolher roupa no Inverno (eu sei que ainda estamos no Outono!) não é o mesmo que escolher roupa no Verão!!!
- Ah... Este top maravilhoso fica mesmo bem com aqueles jeans brancos!!!

E enfias os ténis e ‘tá a andar!!!

- Ah! Vou só enfiar este vestido por cima do bikini!

E enfias os chinelos e ‘tá a andar!!!

As maravilhas do tempo quente!!!


Quando estão temperaturas abaixo de 10°C, a coisa complica-se... Porque estás-te nas tintas para o facto daquelas calças mais quentes combinarem com aquela camisola interior (o que é feito da Termo-tebe??? Ainda existe? Escereve-se assim?), e que aquela camisola interior combine com aquela malha de gola alta e que, por sua vez, aquela malhinha de gola alta combine com aquele camisolão a imitar caxemir, e finalmente que tudo combine com aquele kispo com forro de pelo!

Basicamente estás apenas a ter espasmos musculares derivado ao frio, que te proporcionam também espasmos ao nível intelectual e no fim só pensas....

- Safôda!!!!!!!!!! Veste essa merda toda!!!!!!!!!!!!!!!

04/12/2017

Agora sim! São meus!

Faz hoje 3 meses que vos vi chegar! E garanto-vos que vocês estavam tão assustados quanto eu. Vocês porque não me conheciam e eu porque, para além de não vos conhecer, tinha medo de vos falhar. De não saber ir ao vosso encontro. De não vos responder como e quando precisassem.

Faz hoje 3 meses que vos vi chegar. Já vos conheço as manhas, já vos conheço o choro. Já vos conheço as gracinhas e já vos entendo nas chinesices que vão dizendo. Já quase vos conheço pelo cheiro. Está quase!

Muitos colos depois, muitos choros depois, muitas fraldas depois, muitas brincadeiras depois, já vos conheço. Houve dias em que saí da escola cansada. Assustada e com medo de não conseguir.

Hoje, valem-me os vossos sorrisos quando me vêem. Valem-me os vossos braços abertos a correr para o meu colo. Valem-me os vossos abracinhos cheios de sorrisos e baba. Muitas vezes ranho à mistura! Valem-me os vossos ciúmes quando abraço um e não o outro. Valem-me os vossos olhares desafiadores à espera das cócegas e das brincadeiras. Valem-me as vossas corridas quando me vêm a por material na mesa para ver qual chega primeiro. Valem-me vocês.

Faz hoje 3 meses que vos vi chegar! E a agora sim! Já posso dizer que são meus!!!

02/12/2017

Isto antes não era assim!!!

Tirei as coisas lá de cima do armário para fazer o Pinheiro de Natal! Percebi depois de montar a árvore e tirar os enfeites que não tinha luzes! [que raio aconteceu às luzes do ano passado?]

Saí para ir comprar luzes novas. Mal sabia eu onde me ia meter. Antigamente, quando queríamos luzes para o Pinheiro de Natal, só tínhamos de as comprar. Sem grande esforço mental. Vá... Tínhamos de escolher luzes brancas ou de cores. Hoje em dia é todo um Mundo novo! Devia haver uma formação à entrada das lojas sobre luzes de pinheiros de Natal!!!

Havia uma secção inteira só para o efeito. Não era uma prateleira! Era uma secção!!! Se tivessem de chamar a menina dos patins [se ela ainda existisse], não diziam “Funcionária à secção de Natal!”! Diziam “Funcionaria à secção das luzes de Pinheiro de Natal!” (Espero que tenham lido esta parte com voz nasalada e as palavras arrastadas!!!)

Começo por ter alguma dificuldade em conseguir encontrar luzes com tomada! Metade eram com pilhas! Eu não queria com pilhas. Apenas uma tomada para ligar à electricidade. E as pessoas são super civilizadas, por isso estava tudo misturado e eu ainda corria o risco de trazer uma luz de exterior ou de estádio de futebol. Por isso, a concentração começa aqui: encontrar luzes com tomada eléctrica! De interior!

Depois temos de escolher o formato! Ohhhhhh o formato! Há toda uma gama de formatos. É por isso que nós somos assim!! Não tivemos uma infância com luzes de Pinheiro de Natal com formatos! As nossas só picavam o dedo! Ainda por cima....

- Floco de Neve
- Estrelas
- Corações
- Bolinhas
- Bolinhas pequeninas
- Bolinhas médias
- Bolinhas grandes.
- Blotinhas transparentes
- Bolinhas opacas
- Bolinhas de neve
- Bolinhas de madeira
- Os corações também variam entre o metal, plástico e madeira. [Sendo que cada material existe em 3 cores disponíveis!]
- Renas
- Caras de Pai Natal
- Sinos
- Luas
- Duendes
- Pilinhas [Esta não! Mas podia!]

Depois de muito reflectir... E de escolher as Bolinhas. Só Bolinhas! Há que passar para a seguinte especificidade. Queremos luzes com quantas lâmpadas? 25? 60? 90? 120? Hum... Pois! Sei lá eu! Quero luzes!!! Que dêem para o Pinheiro inteiro! SEI LÁ EU QUANTAS QUERO!!!

Depois há as luzes com 5m, 10m, 15m... Mas que raio....

Finalmente chegamos à cor! Sim! As luzes, as próprias, também existem em pantones disponíveis. Temos as luzes às cores, as encarnadas, as azuis, as amarelas e as brancas. Não sem haver um branco frio e um branco quente. Pois claro!

O mais complicado é conseguir conjugar numa caixa, exactamente aquilo que queres!

Bolinhas, com 120 lâmpadas de 6m em Branco quente de interior e com tomada eléctrica!

É capaz de ser mais fácil arranjar um moreno, educado, simpático, honesto, disponível, fiel, bonito e rico!

Claro que saiu tudo trocado!!!
E as luzes também!...