09/03/2011

A Luta é Alegria


Sim! Eu fui das que ficou em choque quando, no Domingo se apercebeu que, quem ganhou o Festival da Canção foram dois personagens de intervenção... Eu sou do tempo em que o Festival da Canção pertencia à Simone, ao João Paião, ao Paulo Carvalho, às Doce. Em que este espectáculo era respeitado e de quando era um orgulho participar nele. De quando se organizavam jantares em casa para assistir ao Festival (e às Misses também) e não havia lugares suficientes no sofá para nos sentarmos.

Mas depois ouvi a música, li muitas opiniões e ouvi a entrevista do Jel no telejornal da SIC. Tenho de dar a mão à palmatória, o raio da música fica no ouvido e é melodicamente engraçada. Ficar em choque para quê? Certo é que já ninguém liga ao Festival da Canção! Os cantores de hoje nascem nos Ídalos e no Youtube. Ficar chocada seria hipócrita da minha parte. Desrespeito pelo Festival da Canção temos nós desde que deixámos de assistir e de lhe dar importância.

Para mim, a vitória destes dois jagunços só mostra o estado em que está o país. A música de intervenção nunca fez parte das minhas preferências. Músicos como Zeca Afonso ou António Variações sempre me fizeram comichão. Mas o certo é que, cada vez mais revolucionários e reaccionários têm a mesma opinião: O país não tem ponta por onde se lhe pegue e já ninguém aguenta isto, sejam de esquerda ou de direita. Não me admirava nada que eles ficassem bem classificados na Alemanha. A Merkle até simpatiza connosco e toda a Europa sabe o estado em que estamos. Na volta até nos dão a vitória por simpatia ou empatia ou o que lhe queiram chamar.

Tenho pena de ser representada por dois personagens, mas de facto, se eles não tivessem ganho, provavelmente eu nem saberia que o Festival da Canção tinha acontecido este fim-de-semana. Vamos então deixar-nos de hipocresias e vamos lá ver no que isto vai dar!


****

4 comentários:

  1. Como disse o jornalista da RTP: "Pelo menos este ano toda a gente sabe qual é a música que vai ao Festival!"

    É como dizes, este é o país que nós temos... mais, eles não ganharam só pela votação do público, houve algum júri regional que também votou neles... por isso estão onde estão!

    Haja alegria!

    ResponderEliminar
  2. Embora não tenha assistido (por acaso vi a parte em que estavam a actuar mas pensei que eram considados e como estava KO delsiguei completamente) quando soube não fiquei chocada, sinceramente acho que para além do caricato da situação isto demonstra o quanto este país está mal, o quanto o povo está farto, só tenho pena é que o povo não use a energia que usou para votar para fazer algo mais!

    Também estou curiosa com o que acontecerá na alemanha, acho que este ano vou ver o festival da canção!

    ResponderEliminar
  3. Com eles o pais ficou a saber que o festival afina ainda existe lol

    ResponderEliminar

Obrigada por nos lerem e comentarem!
Nesta casa falamos baixinho, com alegria e educação.
Beijo grande e sejam felizes! :)