12/09/2012

Final feliz!


Quando deixei de ser Educadora e comecei a trabalhar em Marketing e Publicidade, tinha 25 anos. Não tinha filhos, mas tinha uma garra e uma energia que não tenho hoje.
Dediquei 5 anos da minha vida a esta actividade que me apaixonou e me trouxe tantos conhecimentos, tantas experiências e tantas pessoas sem as quais eu não seria a mesma hoje. Ri muito, aprendi muito, chorei algumas vezes, quase sempre andei com os nervos em franja! Mas não trocava estes 5 anos de trabalho por nada! E sei que me deram uma bagagem, uma resiliência, um calo, uma estaleca que, de outra forma, não conseguiria.
Hoje em dia sou mãe, tenho 2 filhos pequenos e uma idade e objectivos de vida diferentes. Desde que a Gigi entrou no colégio que tenho tido uma enorme vontade de voltar a ser Educadora. O contacto diário com aquela realidade despertou em mim sentimentos adormecidos. Vontade de estar numa sala, com um grupo de crianças, poder proporcionar-lhes experiências únicas, assistir na primeira fila ao seu crescimento e desenvolvimento. Ser promotora de felicidade, brincar, ensinar, aprender, experimentar... Há melhor forma de viver do que esta? Até pode haver, mas são poucas!
E agora vou voltar a ser EDUCADORA! Vou largar os saltos altos e vestir uma bata. Vou apanhar o cabelo com um elástico e pôr roupa confortável, vou passar o dia a cantar, a pintar, a apertar atacadores, a limpar ranhos e a dar mimos! Muitos mimos! E a receber um monte de beijos pegajosos e o sorriso gratificante dos pais e das crianças ao fim do dia!
Vou largar os budgets, os reports e os timmings. Os orçamentos, as margens e os descontos. As provas de cor, as provas de máquina e as artes finais. Os bleeds, o CMYK e o Pantone. Os expositores, os eventos e os stands. Os mupis, os séniors e os 8x3. As agências, os clientes e os produtos. As campanhas, os teasers e as revelações. Vou largar um mundo fascinante para me meter noutro tanto ou mais ainda.
Vou agarrar-me aos planeamentos, aos métodos e às pedagogias. Aos registos, às observações e aos mapas. Às fichas, às avaliações e aos projectos. Aos conteúdos, aos objectivos e aos conceitos. Às tintas, à areia e aos papéis. Aos sorrisos, às gargalhadas e aos saltos. Às brincadeiras, às massas de cor e às digitintas. Aos recortes, às rasgagens e às colagens. Às sestas, às refeições e às rotinas. Às actividades, às fraldas e às descobertas.

A todos os que partilharam o meu vídeo, a todos que me deram força e apoiaram, só tenho uma coisa a dizer:

OBRIGADA!!!

O feedback que recebi por causa do vídeo foi indescritível e conseguir trabalho em menos de 24h é fenomenal e inacreditável. Só prova que não devemos ter medo de arriscar, de inovar! Desejo a todas as pessoas que estão à procura de trabalho que arranjem muito depressa e de preferencia numa área que lhes dê prazer! Garanto-vos que amanhã vou saltar da cama aos pulinhos!!!

E agora dá licença que tenho actividades para os meus meninos para preparar! Piratas de 2 anos esperam por mim amanhã!


36 comentários:

  1. Que bom Kiki!! Os meus parabéns, estou muito feliz por ti :) Boa sorte e que te corra tudo bem.

    ResponderEliminar
  2. Ja te disse e repito:
    tu és daqueles seres que vens cá para a sublimação!
    As coisas boas acontecem a quem faz por isso e também a quem merece.
    Um beijinho e muito boa sorte!
    MERDEEEEEEEE :))))

    ResponderEliminar
  3. E eu fico feliizzzzz !!

    Tudo de bom!

    :)))

    ResponderEliminar
  4. Que bom Kiki! Muitos Parabens!! Se a vida te sorri é porque mereces!! Boa sorte nesta nova etapa de regresso à escola!! :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Muitos e muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Estou HIPER-MEGA-FELIZ por ti. Por te estares novamente a sentir realizada profissionalmente.
    Agora aqui que ninguém nos ouve, o que me agarra a esta profissão não é o que recebo monetáriamente por a fazer mas, sim tudo o que recebo diáriamente dos meus principes e princesas e dos seus papás. :)
    Beijinhos do tamanho do mundo e que o dia de amnhã seja muito FELIZ

    ResponderEliminar
  7. eh pá fantástico! parabéns e boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada meninas!!!!!!! :D

    Um beijo enorme!!!!! <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  9. O melhor que me apraz dizer é que com toda a certeza e se tivesse filhos, os colocaria nas "tuas mãos"!
    Com a garra que tens, com a paixão que demonstras, com a energia que transmites, farás muitas crianças felizes e com a capacidade de enfrentarem o mundo!!
    Bonne Chance;)

    ResponderEliminar
  10. Welcome to this world!!

    Nada melhor!

    Parabéns!
    :)

    ResponderEliminar
  11. eu tbém estou mto feliz por ti, toda a felicidade do mundo para a nova fase que aí vem!

    Bjos

    Maggie

    ResponderEliminar
  12. Uma nova etapa vai começar! :) muitos parabens! Que o primeiro dia de trabalho seja fantástico!

    ResponderEliminar
  13. Parabens. É a prova de quem quer muito consegue :) boa sorte nesta nova etapa... Vão ser meninos mais felizes por tê terem por perto

    ResponderEliminar
  14. Grande kiki, que corra tudo muito bem e sejas muito feliz no teu novo emprego. Eu fico a tomar conta dos cmyks e dos pantones por ti. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. :-) fiquei muito feliz, parabens!!! Sortudos dos meninos e meninas! :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ai Kiki não resisto a perguntar...
    Que dicas me dás para ajudar na adaptação do meu João ao infantário?
    Ele tem 19 meses, esteve sempre com os avos enquanto eu trabalhei e depois sempre comigo, porque fiquei desempregada.
    Começamos a semana passada a ir levá-lo aos poucos e ficámos sempre um bocado com ele mas durante 3 dias saímos sem lhe dizer nada e ele ficou de tal modo afectado que teve pesadelos e chamava por mim constantemente, durante a noite.
    Agora já só vai o pai levá-lo ao infantário e costuma lá ficar meia hora e explica que tem de vir embora mas que o vai buscar!
    Uns dias andou até bem mas hoje foi o descalabro e o meu marido teve de o trazer com ele. Mas depois tornou a levá-lo mais tarde.
    Já não sei o que deva fazer... É que ele sempre foi um miúdo confiante, tranquilo, que ficava todo contente em casa dos avos e nem se importava se eu dissesse que ia embora. Agora, chama por mim constantemente, chora se saio de casa dos avós e ele fica, está inseguro e medroso que eu lhe "fuja"!!! Ai o que eu fui fazer... :-(

    Desculpa a enormidade do comentário.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que maravilha Kiki!!! Entra com o pé direito amanhã! Mostraste uma garra e força de vontade imensa com o vídeo!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  18. Olá Raquel,

    Com 19 meses ele já sabe e percebe tudo! Tens de lhe explicar as coisas e contar sempre a verdade, adaptando a informação e o vocabulário à idade, claro. O período de adaptação na escolinha não são 3 dias ou uma semana, pode demorar mais de um mês. E e um trabalho em equipa entre os pais, a criança e a educadora.Muitas vezes acontece eles ficarem bem nos primeiros dias e depois começarem a ficar mal. Percebem que afinal os pais vão lá pô-los e depois se vão embora e não acham graça nenhuma. É muito importante que não estejam ansiosos na hora de o deixar. Que estejam calmos e sejam firmes. Trazê-lo para casa porque ele chora e não quer ficar não se deve fazer. Ele vai achar que sempre que chorar, a mãe trá-lo de volta. Ele tem algum brinquedo ou fraldinha de estimação? Manda-o para a escola com o brinquedo preferido dele para ele ter uma referência de casa e se sentir mais seguro.
    Tudo o resto é muito amor e paciência! Ele vai acabar por se adaptar! :))) Pede ajuda à educadora dele se sentires necessidade! De certeza que ela está disponível para o que precisarem! ;))

    Boa sorte!!!




    Às outras meninas, muitoooooo obrigada!


    Beijinho grande!!!!

    ResponderEliminar
  19. Parabéns!!! Pela coragem de fazer algo diferente, pela garra e por ter consigo um trabalho que a preenche. Parabéns e boa sorte para a nova empreitada!
    Mari

    ResponderEliminar
  20. Uau! Parabéns. Vale a pena que ser original e criativa!

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns!!!
    Desde que o A. está na creche que cada vez tenho mais e mais respeito e admiração pelas educadoras, pelo carinho e pelo amos que transmitem aos nossos filhos e por tudo o que lhes dão.
    Muitos parabéns e boa sorte.

    ResponderEliminar
  22. A sério, Kiki? Já? Isso é fantástico e, de certeza, que vais ser muito, muito feliz na tua nova vida profissional. Desejo-te tudo de bom! Bjo

    ResponderEliminar
  23. Maravilhoso Kiki.
    Desejo as maiores felicidades, pois sei que feliz é como estás e vais transmiti-lo a todos aqueles pequeninos que tanto de ti precisam.
    Excelente ano

    ResponderEliminar
  24. Fico feliz! Mereces o melhor!

    ResponderEliminar
  25. Kiki, fico tão feliz que tenhas consigo!!!
    Determinação e muita garra! Tens umas das profissões que mais gosto.

    Quase que chorei com o video. Faz-me lembrar os que a educadora da Clara põe no fim de cada ano lectivo e põe as mães todas com o lencinho a limpar a lágrima.
    Break a leg =)

    ResponderEliminar
  26. Mais uma vez Parabéns Kiki! A minha formação inicial também foi Educadores de Infância. Passei pela Psicologia e acabei em Direito!!! Fui educadora durante 4 anos maravilhosos. E este último vídeo traduz muito bem o que é uma educadora... Amei!
    Felicidades e tudo de bom neste regresso :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Fico tão feliz! Não a conheço, veio ter à minha página "por engano", mas já estava a tentar conseguir-lhe um emprego. A Carolina é uma Educadora e espero que as mães dos seus meninos saibam apreciá-la devidamente. Eu sei que adoro a educadora da minha filha de 3 anos e sei a importância que isso tem para uma mãe. Seja muito FELIZ!

    ResponderEliminar
  28. Muitos parabéns e Obg pelas dicas da creche :)
    O meu filho de 2 anos está há uma semana e tem chorado todos os dias na hora da despedida.
    É duro.. A verdade é que temos mesmo que mostrar boa cara passando-lhes segurança.
    Por acaso o meu marido também queria sair sem ser visto, mas eu tinha lido que isso era o pior que se podia fazer aos miúdos.
    Enfim.
    É um investimento a meio/ longo prazo..

    ResponderEliminar
  29. Parabéns pelo novo trabalho. Eu sempre respeitei muito as educadoras, mas desde que o meu filho está na creche, com uma educadora fora de série, que admiro ainda mais e compreendo, nos pequenos gestos do dia a dia, a importância de uma boa educadora na vida de uma criança. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  30. Que bom!!!!
    Estou mesmo muito feliz por ti :):):)

    ResponderEliminar
  31. Parabéns Kiki!
    Ainda bem que já arranjou um novo emprego e numa área que eu tanto gosto. Desde que o meu filhote nasceu que tenho muita vontade de trabalhar nessa área, que nada tem a ver com a minha!
    Espero que corra tudo bem e que os meninos e os papás a recebem muito bem!

    ResponderEliminar
  32. Parabéns e muito boa sorte para esta nova etapa :)
    Se até eu estou surpreendida, incrédula e feliz pela influência que o teu vídeo teve e o resultado em menos de 24h imagino tu :))) Há coisas fantásticas e que acontecem a pessoas igualmente fantásticas. Pelo que conheço de ti não podias estar noutra profissão! É exigente e por isso é natural que chegues a casa muitas vezes com vontade de "aterrar". Um beijinho

    ResponderEliminar
  33. Obrigada Kiki!!! :-) espero que o teu coração esteja cheio de felicidade... Imagino que sim!!! :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. olá, eu sou uma seguidora do blog, educadora de infância há 9 anos e tenho orgulho em dizer que partilhei o vídeo. Achei a ideia excelente, mostra iniciativa e fico muito feliz por ter conseguido emprego, ainda por cima nesta área tão gira.

    ResponderEliminar

Obrigada por nos lerem e comentarem!
Nesta casa falamos baixinho, com alegria e educação.
Beijo grande e sejam felizes! :)