21/04/2016

# Mete as Mãos na Massa! - Guardadoras de Sonhos

Bem-vindos! Hoje estreamos a rubrica # Mete as Mãos na Massa! 
Uma rubrica pensada com carinho, para levar um pouco de mim até vossas casas. O que se vai passar? Todas as 5ªs feiras, sairá daqui uma proposta para fazerem em casa com as crianças no fim-de-semana. Porposta essa que poderá ser um DIY simples e rápido, uma receita, uma ideia maluca, etc! (Já sabem que daqui, tudo é possível!) 

Este primeiro projecto, é um projecto especial que achei que iam adorar. Também porque fala de afectos. Enquanto Mãe e enquanto Educadora, é das coisas que eu mais tento trabalhar com os meus filhos e alunos. Por ser das coisas que mais estrutura nos dá para sermos fortes e felizes pela vida fora. 
Há muito tempo (parece que estou a começar a contar uma história!) falaram-me numa tribo sul-Americana que fazia umas bonecas que ajudavam a acalmar ansiedades e medos. Procurei informação por todo o lado e não consegui encontrar. (Se alguém conhecer melhor e quiser partilhar, eu agradeço muito!) 
As Guardadoras de Sonhos que vos trago hoje, são inspiradas nessas bonecas e nessa história perdida no tempo! 




A Guardadora de Sonhos ajuda a criança a perder os medos. Ela é muito especial e mágica! A Guardadora de Sonhos, guarda no seu regaço os medos das crianças e dorme debaixo das suas almofadas para garantir que os protege dos sonhos maus! Vamos começar?





Os paus de gelado coloridossão muito fáceis de arranjar. Em qualquer bazar chinês, vendem-se em pacotes de 20 unidades de várias cores e custam cerca de 0,70€.



Começamos por perguntar à criança quais os medos que quer entregar à Guardadora de Sonhos. Escrevemos num papel (as crianças mais crescidas podem escrever sozinhas) e enrolamos à volta do corpo da boneca. Por cima, enrolamos o tecido que esconde e envolve o papel. Eu tinha restos de feltro e usei também para completar a toilette, mas cada um poderá usar os recursos que tiver. Por fim, uma volta com um nó com um pedaço de lã e fica a roupa da Guardadora de Sonhos pronta! 




Depois da Guardadora de Sonhos vestida, precisamos dar-lhe uma cara. Eu fiz os olhos e a boca. Podem pedir ajuda à criança para serem eles a tratar desta parte!




Não queremos uma Guardadora de Sonhos careca! Com vários pedaços de lã, fazemos os cabelos dela. Eu optei por dar apenas um nó no centro e deixar os cabelos soltos. Podem fazer tranças por exemplo! Colamos no topo da cabeça com uma gota de cola líquida.  Cada um terá a sua original e feita ao seu gosto! 


Por fim, com a nossa querida Guardadora de Sonhos pronta, basta guardá-la debaixo da almofada! Ela tem poderes mágicos! E ainda fica acordada toda a noite para ter a certeza que os sonhos maus não entram. 



Espero mesmo que gostem desta ideia! E espero também que esta nova rubrica vos agrade. 
Aguardo ansiosa comentários, ideias, reclamações e sugestões!!! 

4 comentários:

  1. Já fiz algo do género no ano passado. Foi com base no livro Billy (n sei se tinha mais alguma coisa no título) que fala justamente nos medos das crianças. É lindo!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia :) Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! Tudo o texto é maravilhoso! Obrigada! Vou fazer.

    ResponderEliminar
  4. Adorei e vou tentar fazer, obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada por nos lerem e comentarem!
Nesta casa falamos baixinho, com alegria e educação.
Beijo grande e sejam felizes! :)