30/05/2013

Maternidade #824

Fazer a dança da tartaruga chinesa logo pela manhã só porque...
Temos o primeiro cocó no pote!

Toda a gente dança! Toda a gente ri! Toda a gente está feliz! Toda a gente olha com ar de espanto, admiração e felicidade para o cagalhão.

É preciso tão pouco para fazer uma família feliz!

A cereja no topo do bolo? O meu vizinho de cima que tem uns 10 anos, a tocar o Hino da Alegria na flauta!

29/05/2013

Aos Haters!



Gostaria de lembrar os meus QUERIDOS HATERS que eu tenho um sistema no Blog que me dá acesso a quem entra e a quem comenta. (IP, Cidade, Operador de Internet, quanto tempo ficaram, etc etc!) Só não sei a cor das vossas cuecas. Por isso, ponham-se outra vez com comentários agressivos, que eu trato do resto, ok? <3 p="">

Que dia ispectacular!

E bonito este 29 de Janeiro... Maio???
Apetece dançar à chuva...

De Menino d'Oiro a Putinho com Beloiro



O Cristiano Ronaldo ontem esteve em Lisboa a assistir ao concerto da Rhianna. Mas isso toda a gente já sabe... Ele, e um dos seus maiores fãs que, por acaso, estava no camarote ao lado.
Enquanto tocava a última música do concerto, O Cristianinho saiu do camarote para ir embora e o seu maior fã, que viu ali a oportunidade da sua vida, saiu também para tentar cumprimentá-lo. De repente estavam ali os 3. O Cristianinho, a Irina e o dito fã. Sem polícia, sem seguranças, sem absolutamente ninguém à volta. Aproximou-se dele educadamente e perguntou se podia tirar uma fotografia. O Putinho com Beloiro limitou-se a sacudir a mão na cara dele e soltar um Grunf...
Grunf... Pois! Até porque o Cristianinho nunca soube falar bem em português e agora com o ingalês e o ispanholi à mistura ainda é pior! Provavelmente o Grunf dele significa na nossa linguagem um "Epá! Desculpa, mas prefiro não tirar fotos!". E o safanão com a mão, deve ser o equivalente em linguagem de gente educada a "fixe! obrigada por me apoiares!"
O Cristianinho do bairro de pescadores do Funchal. O Cristianinho que jogou nos Andorinhas. O Cristianinho dos dentes podres e das borbulhas na cara. Quando nenhuma Irina nunca olharia para ele! Que veio de um meio humilde e que um dia sonhou chegar onde chegou hoje! Vê um puto que o adora e a única coisa que sabe fazer para retribuir o apoio é um safanão com a mão e um grunhido das cavernas.
Pois Cristianinho, quanto ao dinheiro que ganhas no futebol, esse depende só de ti e desse teu pé de atleta. Mas quanto ao dinheiro todo que fazes em Merchandising e Publicidade, esse depende dos teus fãs. Das pessoas que gostam de ti, que te apoiam, que compram as camisolas com o teu nome ou o shampoo da caspa que usas. São pessoas que merecem, no mínimo, respeito e educação.
Isso não se compra com os milhões que ganhas todos os meses, são coisas que vêm do berço. Vêm de dentro e não estão incluídas no contrato do Real Madrid nem do Manchester. 
Ah e tal, mas ele tem o direito de não ser incomodado. Pois tem! Mas sendo a figura pública que é, não tem outro remédio. É o preço da fama e do dinheiro! É o preço de ter a maior página de fãs do Facebook com 57 milhões de Likes! (A Oprah só tem 8 milhões...) 

Não há dentadura nova nem brincos de diamantes que te dêem aquilo que não tens: educação e humildade. 


A idade da miúda!

Aqui há dias, falava com uma amiga sobre uma terceira pessoa. A minha amiga perguntou-me que idade tinha essa pessoa e eu respondi:
- É uma miúda! Tem a nossa idade!

A questão que se prende é a seguinte. Que idade tem afinal a miúda?

A) 12
B) 17
C) 21
D) 32
E) A sério? Vais continuar a achar que és uma miúda até quando?

Intriga-me o facto de ouvir os meus pais dizerem coisas quando eu era pequena (uma miúda) do género:
- O Tony deixou a Ana por uma miúda de 20 anos!
(Ah Granda Tony!!!!)

Pois se a miúda tinha 20 anos e era uma miúda, eu que tenho (quase) 32 sou o quê? Uma senhora? Isso faz da minha mãe uma respeitável idosa? E a minha avó? Uma múmia?

Lembro-me da minha Avó Maria chamar raparigas à senhoras da idade dela! Se calhar é isso!!! A idade das miúdas vai aumentando connosco!!!

Esta miúda tem 'praí 97!!!


Sobre as minhas férias...

O que me ocorre dizer é isto:

- Ó fuogoooo!!! Ó Sõn Pedro, bai-te quilhar carago!

Maternidade # 382

Atirar um grito da cozinha para a sala...

- ALGUÉM QUER TORRADASSSSSSSS?

Responderem...

- NÃOOOOOOOOOOOOOO!!!

Fazer duas torradas para mim e levar o meu pequeno-almoço para a sala para o pé deles...

- Hum... Que bom! Posso comer um bocadinho de torrada mãe?

28/05/2013

A Blogosfera divide-se em...

A primeira década do milénio com as pessoas que um dia criaram um blog porque gostam de escrever e algumas até têm jeito. 

A segunda década do milénio com as pessoas que gostam de lamber botas às marcas e fazem tudo para receber um par de cuecas à borla e uma entrada para o cinema.


Adenda:
Não acho (nada) mal que as marcas utilizem este canal para divulgar os seus produtos. É uma forma inteligente de chegarem directamente ao seu target. Acho mal é aqueles que se fazem ao piso constantemente e que já só criam os blogs com esse mesmo objectivo e forçam os posts, falam sobre as marcas, são muito fofinhas e depois ainda vão pedinchar umas borlas. Ok?
Nada contra os blogs da 2ª década do milénio! Há uns maravilhosos e ainda bem que apareceram!
E eu hei de continuar a falar nas marcas que eu quiser, sempre que achar pertinente, importante e útil. Sou das burras da velha guarda que fala delas à borla, desde que acredite no produto! E só por causa disso, vem aí uma oferenda para o Dia da Criança lá no Facebook! E não, não vou receber nada em troca! 

27/05/2013

Senhoras Cabeleireiras

Quando vos pedimos para cortar 3 dedos, qual é a escala que usam? 
Dedos humanos ou patas de elefante???

Só uma pergunta!

Ontem à noite não fui ao facebook. E não! Também não vi o programa dos mergulhos. Aliás, só me apercebi dele porque hoje entrei na dita rede social e fui abalroada pelos comentários de toda, repito, toda a gente. E toda, mas toda a gente diz mal! 


Só uma pergunta! Ninguém tem comando?
Os outros 392 canais servem para quê?...



26/05/2013

Tenho várias coisas a dizer sobre isto

. Na época, devia ser bem mais barato por um anúncio no ar!
. A televisão devia ser tão hipnotizante que as pessoas tomavam atenção durante mais de 1 min ao mesmo anúncio?
. Não se aguenta o ar de Dona de Casa perfeita da senhora! Adoro-a e quero-a cá em casa!
. Não consigo ouvir a palavra "Planta" sem me lembrar disto: "Os meus netinhos pedem sempre: Bó, pãoñ cum Plánta!"

Passatempo Dia da Criança




As Barrigas & Companhia prepararam um super programa para o Dia da Criança. Com imensas coisas divertidas e importantes para fazermos em família com os nossos pequenos ogres.

A entrada é 3€ e reverte a favor da Make a Wish.

Nós vamos lá estar pois claro! Mas gostávamos muito de levar uma família connosco. Para isso, basta que deixem um comentário a este post a dizer quantos são na vossa família: Nós somos uma Família de ... (2, 5, 4 e 1/2...)
O resultado será encontrado através de sorteio Random Org. na 5ª feira à noite.



25/05/2013

As minhas ossadas!



Ontem andei aflita durante o dia com dores...
Saí da escola, apanhei os meus filhos e fui a casa dos meus pais. Já não me mexi mais... Só me apetecia arrancar as pernas e os braços! Vim para casa como uma velhinha... Devagarinho, entrevada, encolhida... 
Ainda preciso fazer mais uma análise para confirmar o que isto é e só depois é que começo o tratamento.
Mas ontem, quando cheguei a casa, ataquei a minha farmácia (atacar é como quem diz, que eu quase não me mexia...) em busca de um alicate para arrancar as pernas e os braços um analgésico poderoso que me deixasse dormir... Descobri o meu novo melhor amigo! Será que vendem disto em garrafas de litro e meio??? Queria mesmo empanturrar-me com isto!...

****


22/05/2013

Pergunta à Educadora - O Desfralde

Na semana passada, anunciei a nova rubrica “Pergunta à Educadora” no Instagram e pedi para me mandarem questões que gostassem de ver respondidas.

Choveram respostas! (Obrigada pela participação em massa!) Algumas vou responder nos Stories do Instagram porque não era sobre Educação em geral, mas sobre mim enquanto Educadora.

Para abrir esta rubrica peguei na questão da Marisa:

- Com que idade se deve iniciar o desfralde? A minha tem 15 meses e já tira a fralda!

Marisa, é por ser Mulher! São muito despachadas!!! (Brincadeirinha!!!)


Antes das dicas propriamente ditas, vamos a uma coisa importante!
Quem conhece melhor o vosso filho? Vocês! Não é o pediatra, não é a senhora do livro sobre crianças, nem a senhora do café ou a vossa vizinha. Só vocês saberão quando é que ele estará preparado para o desfralde. Claro que a Educadora pode ajudar tendo em conta que estará no Top 5 das pessoas que melhor conhece o vosso filho. Logo a seguir aos pais e aos avós.


Porquê fazer o desfralde? Porque a criança está preparada para isso!

Nunca porque a vossa sogra vos diz: "O João com a idade do Manelinho já tinha largado as fraldas há muito tempo!"
Nunca porque a criança fez 2 anos e está na altura.
Nunca porque quase todos da sala dele já tiraram as fraldas.
Nunca porque o filho da vossa melhor amiga, que é um mês mais novo, já largou as fraldas.
Nunca porque o irmão mais velho largou com 2 anos e ele já tem quase 3.

É essencial que percebam que cada criança tem o seu ritmo. O normal é tirar entre os 2 e os 3 anos. Se tirar antes, fantástico! Se tirar depois, bom na mesma. A criança tem de ter maturidade para o fazer, tem de ser capaz de controlar os esfíncteres (músculos que controlam a saída do cocó e do xixi) e tem de perceber como o faz.

Por norma a criança começa por avisar que fez xixi ou cocó e só depois consegue antecipar. Mesmo que consiga antecipar, não significa que consiga logo controlar e esperar até a porem na retrete ou no pote.

Quando virem que eles começam a pedir para ir ao pote ou à retrete é sinal que está na hora de começar a pensar nisso. Muitas vezes eles pedem e quando lá chegam não fazem nada porque já fizeram. Mas é importante que os ponham sempre. Sim! É uma trabalheira... Tirar calças, body, fralda... Depois ficam na conversa 10 minutos e não fazem nada. E nós temos de por outra vez tudo no lugar, para nada... Para nada, não! Em 10 vezes que vão ao pote, alguma hão de fazer! E depois surge a dança do penico! A família faz procissões à casa-de-banho para fazer uma festa à criança. Toda a gente bate palmas, toda a gente ri! E a criança começa a ter noção que aquilo que acabou de fazer é mesmo importante!

É importante que falem com a educadora para que estejam todos em sintonia. Tem de haver um trabalho de equipa. Nunca devem começar o desfralde na 2ª feira quando vão para a escola. Comecem num Sábado em que não haja grandes programas. Façam as coisas com calma, sem stress ou pressões de horários.

Se ficarem em casa, deixem-nos só de cuecas. Facilita a ida ao pote e poupa uma data de roupa. 
Deixem o pote ao pé deles. Faz com que se lembrem dele sempre que olharem para ele e fica mais perto quando a vontade chegar. Felicitem sempre que houver um sucesso. Mas nunca repreendam quando houver um xixi nas cuecas!!! Podem mostrar que ficaram um bocadinho (só um bocadinho) tristes mas encoragem a fazer o próximo xixi no pote. Mostrem que eles têm de tentar e que vão conseguir. Também vocês têm de acreditar nisso para lhes poderem passar as energias certas.

Para a escola mandem muitas mudas de roupa. Usem sapatos de borracha por exemplo. Se sujarem com xixi, é só passar por água!

Para as raparigas, facilita as saias ou vestidos e para os rapazes, calções ou calças fáceis de tirar. Sem botões ou molas complicadas...

Podem fazer uma tabela e desenhar uma estrela ou um smile de cada vez que houver uma vitória. Há livros muito giros na Fnac e no Continente com imagens e com tabelas de autocolantes para esta fase. Podem compensá-los ao fim de 5 vitórias. Com um chocolate, ou uma ida ao parque.
Se forem à rua, levem o pote atrás e um pacote de toalhetes. Assim, se eles pedirem de repente, têm sempre a "casa-de-banho" à mão!

Vão com eles escolher as cuecas novas. Elas vão adorar mostrar as cuecas das Princesas e eles vão adorar mostrar as cuecas do Faísca aos amigos e aos avós.

De resto, muita paciência! Muito amor! Muitos beijos e muitas palmas!
Se virem que a coisa não está a funcionar, voltem atrás. Falem com eles e combinem por fralda outra vez mais um tempo. Mostrem que não há problema, que têm de ficar um bocadinho mais crescidos! Não vale a pena insistir se eles não estiverem preparados. Só lhes vai causar frustração e pode piorar o processo.


Boa sorte! Bom desfralde! 

Nota Importante: Tudo o que aqui foi escrito, tem por base a minha formação e experiência enquanto Educadora de Infância e Mãe de duas crianças. Não são dados científicos nem médicos, não é chapa 5, nem é infalível. São apenas dicas!

21/05/2013

E agora um pouco do meu interior!

E para mostrar que não sou nenhuma irresponsável e estou a tratar de mim! ;)







E depois!

E depois ele vem com o "Mãejinha Pinxeja" para cima de mim. E eu vejo tudo às estrelinhas com corações a brilhar por todo o lado e só me apetece devorá-lo! Com beijos!!!

20/05/2013

Há alturas em que eu quase consigo entender as pessoas que espancam os filhos...

Porque efectivamente é preciso ter um auto-controlo brutal! 
Ando há dois meses em dor... Com dores horrorosas nas articulações. (Nos nós dos dedos, pulsos, joelhos e tornozelos). Tenho dias melhores do que outros. Mas já não sei o que é ter um dia sem dor. Principalmente quando acordo e ao fim do dia. Durante o dia, com a actividade normal do dia as dores ficam quase imperceptíveis...
Conclusão, quando chego a casa, começa o meu tormento. Faço um esforço enorme para concretizar as tarefas normais... Dar-lhes banho, preparar o jantar e arrumar coisas em casa. Fazer coisas como apertar o tubo da pasta de dentes, descascar uma batata ou apertar os botões dos pijamas deles são verdadeiros desafios! 
O tempo que dura a viagem de carro do colégio até casa é o suficiente para o meu corpo arrefecer e chegar a casa com dores. 
A Gigi dorme no carro. Vou primeiro tirar as mochilas e as coisas deles e vou tirar o Vicente da cadeira para depois tirá-la a ela. Ele atira-se para o chão mal sai do carro... A minha cabeça está cansada e as dores começam a apertar. Não consigo fazer muita força e ele está no meio da rua a espernear e a berrar...
Digo-lhe várias vezes para se levantar... A Gigi acaba por acordar mal-humurada e eu tenho mil coisas para carregar e um polvo-ogre a espernear e a guinchar no meio do chão!
Consigo por a Gigi e as coisas dentro do prédio e pego nele que faz peso morto e me dá pontapés e esbraceja enquanto berra! Dou-lhe duas palmadas no rabo!
As minhas mãos e pulsos doem tanto e o esforço que faço para o carregar e às coisas é tal que só me apetece chorar! Não sei se de raiva se de dor... A desgraçada da Gigi acaba por me ajudar a trazer as coisas já que o polvo-ogre não pára de berrar e de espernear ao meu colo enquanto se faz de morto!
Os vizinhos devem achar que eu sou louca... Ou que não sei educar os meus filhos... 
Chego a casa, ponho-o a espernear no quarto de castigo e ele atira com tudo! 
Juro que por momentos a minha vontade foi entrar no quarto e atirá-lo contra a parede! Felizmente não passou de uma fracção de segundos... E por momentos, QUASE consegui perceber porque é que há pessoas que espancam filhos... A linha que separa a sanidade mental da insanidade nas nossas cabeças é tão ténue que é quase perigosa! Nada como deixá-lo sozinho a partir o quarto e ir à varanda respirar e contar até 10 50! E agora vamos mas é ter uma conversinha séria com ele! E pendurá-lo no tecto a seguir...

19/05/2013

Macacos! Há de vários tipos e tamanhos.

No carro de dedo estendido para mim...

- Mãeeeeee! Toma um mácáco!
- Oh Vicente... Não vejo nada...
- É um mácáco doj' olhos mãe!!

Um apelo aos senhores afixadores de publicidade!



Caros senhores,
Não sei qual é o tempo contratado, mas queria pedir-lhes que deixem esta campanha na rua durante uns meses por favor!
Só de olhar para o cartaz, acho que o perfume deve ser maravilhoso......................... E não vou dizer quais os outros pensamentos que me invadem a mente!

18/05/2013

3, 2, 1, Desfralde!

Bem... 
Na 5ª feira a educadora do Vicente disse-me:
- Não está com muita vontade de tirar-lhe as fraldas, pois não?

E eu pensei... Ou leste o meu post, ou está-me chapadinho na cara... Que vergonha! Não é tarde nem é cedo! Ele está com 2 anos e meio e mostra imensa vontade. Vamos lá encher o peito e andar com isto para a frente. 
Este fim-de-semana vamos andar com o pote às costas. Tal como fizemos com a Gigi! Só espero que tudo corra tão bem como correu com ela.

Pipa!!!!!!!!!!!!!!! O Vicente vai sem fralda na 2ª feira, ok? ;)

Pús-lhe umas cuecas com tinonís que é das coisas que ele mais venera. Pode ser que assim ele tenha cuidado e tente não as molhar.
A minha questão também tinha a ver com o tipo de cuecas que deveria usar. As que eu mais gosto são os boxers em tecido. Mas acho demasiado soltas para eles que são tão pequeninos e estão habituados a ter o "material" aconchegado na fralda. 
Depois de várias sugestões que me deram. Fui pesquisar o que havia no mercado. E deixo-vos umas sugestões...


Cath Kidston

Zara

Zara

H&M

H&M

Três quartos de hora!

Foi o tempo que eu demorei a conseguir sair do colégio ontem quando os fui buscar...
Fui primeiro à sala dela como costumo fazer.
Mil beijos!
Mostrou-me o desenho que tinha feito. (Lindo de morrer!)
Algumas amigas dela vieram falar e contar coisas.
Ela pede, como todos os dias, para eu ir buscar o irmão enquanto brinca mais um bocadinho!
Pelo caminho encontro uma mãe e são mais 3 dedos de conversa.
Entro na sala do Vicente e recebo o relatório do dia.
Ele quer mostrar-me pela milionésima vez o trabalho pendurado no corredor. (Que está lindo obviamente!)
Ando a correr atrás dele para tirar a bata e vestir o casaco.
Voltamos à sala da Gigi.
Encontro mais uma amiga e são mais 3 dedos de conversa.
Finalmente consigo reunir as crias para me ir embora.
Ela esqueceu-se da mochila e do casaco.
Voltamos para trás.
Já vamos a meio da escadas quando ela se lembra que se esqueceu também da boneca.
Voltamos para cima.
O Vicente lembra-se que se esqueceu da mota.
Ninguém sabe onde está a mota.
Procuramos a mota.
Encontramos a mota.
Encontro mais uma mãe nas escadas que quer saber a minha opinião sobre o passeio que vão fazer.
Chego finalmente à porta e encontro outra amiga e são mais uns quantos dedos de conversa.
Consigo juntar os meus filhos ao pé de mim outra vez!
Vou em direcção ao carro e prometo a mim mesma não conversar com mais ninguém nem ir buscar mais coisas perdidas.

E assim se passou quase uma hora...

Com vocês é igual???

16/05/2013

Queria ver se faziam melhor que eu!!!

- Mãe, vamos jogar às adivinhas?
- Vamos!
- Eu faço os sons dos bichos e a mãe adivinha!
- Ok!
- Muuuuuuuuuuuuu
- Uma vaca!
- Boaaaaa!
- Muuuuuuuuuuuuu
- Outra vaca?
- Não mãe! Agora é um boi!!!


Digam lá se não morrem de inveja!!!

Quantas de vocês ouvem isto no trabalho???

- A Carolina é linda!
- Não, não... A Carolina é muito linda!
- Ai não, não!!! Ela é linda e querida e fofinha!!!



Três jeitosas de 3 e 4 anos!

Vivo num manicómio!!!

Ontem descobriram que, por baixo do meu Buda, está uma moeda! Tive de lhes explicar que o Buda é como o Jesus, também vê tudo! E se eles tirassem a moeda ao Buda ele ia ficar zangado. Não fosse a moeda desaparecer para um dos mealheiros.

Há bocado a Gigi encontra uma moeda no sofá e desata a correr aos gritos!

- Uma moeda para o Buuuuuuuuuuuudddddaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!

O outro, que não pode ver nada... Desata a correr atrás dela!

- Uma mineda pó putaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!

Socorro!!! Quero o meu bebé para mim!!!

A Gigi está quase a fazer 5 anos. Sempre foi um bebé independente e já não é bebé há muito. Nunca foi de colo e sempre tive que lhe arrancar os beijos à força porque estes estavam sempre guardados para o pai.
Depois veio o Vicente que, desde sempre foi vidrado em mim e eu sempre adorei isso. Vai fazer 3 anos em Novembro e eu ainda o vejo como um bebé. Gosta de estar no meu colo e de me dar beijos e eu aproveito todos!!!
Lembro-me da Gigi com a idade que ele tem hoje e acho que ela era muito mais despachada. Até maior do que ele que é um magricela.
Volta e meia ele já me entrega a chupeta e diz que está estragada. Daqui a nada larga as fraldas e o biberon. E eu... Não ando com vontade nenhuma!!! Vou ficar sem o meu último bebé e não me apetece... Quero que ele continue de chupeta! Agarrado ao meu pescoço a falar à bebé! Aos poucos vou-me livrando das tralhas de bebés lá de casa. Já não usamos carrinhos nem cadeiras da papa. Vou tirar-lhe a grade da cama este fim-de-semana (vai ser bonito!) que já devia ter tirado há muito!...
Oh Jesus! Que isto é complicado...
Ainda falta muito para eles casarem e irem embora, não falta?... Por favor, digam-me que sim!!!

15/05/2013

Minha pequena adolescente insolente!

Antes de ir para a cama...
Ela estava na casa de banho a asneirar...

- Gigi, lavar os dentes e as mãos se faz favor!
- Já vou...
E continuava a mexericar nas minhas coisas na gaveta.
- Gigi! Já disse para lavar os dentes e as mãos!
- A mãe acha que eu tenho braços de polvo???

Estivemos a brincar às Cinderelas!

- Agora a mãe era aqueles senhores que pusiam os sapatos às Princesas!

O Rescaldo





Ontem, quando chegámos de casa dos meus pais depois do jantar, apesar das janelas todas abertas e do exaustor no máximo ainda cheirava a queimado.
Hoje continua... Pela casa toda! É incrível como o fumo se espalhou por todo o lado...
Estou num misto entre:

- Hum.... Cheira a Natal! Quero Família, leite creme e rabanadas!


- Quero fugir daqui e não pensar mais no que aconteceu!


O pior mesmo vai ser ir trabalhar descansada sem pensar que mais alguma coisa vai acontecer... 

Felizmente (desculpem!) vai chover!!!


14/05/2013

Um valente grande enorme susto!...

E se um dia entramos no nosso prédio e nos cheira a queimado? E o primeiro pensamento é: mas o que será isto? E chegamos ao nosso andar e o cheiro está mais intenso... E pensamos: tenho de descobrir onde isto é, não vá ser num apartamento vazio... E quando abro a porta de casa, percebo que é dentro da minha própria casa!...
Acho que foi o maior susto que apanhei na vida! Quando abro a porta de casa e vejo fumo por todo o lado e um cheiro a queimado intenso! Sem saber o que ia encontrar ou o que estaria a arder! 
O primeiro pensamento foi que seria a torradeira ligada desde manhã ou que o Vicente teria ligado o forno sem eu dar conta. Sem pensar muito bem larguei as crianças à porta e corri para ver o que seria. Eles, instintivamente correram atrás de mim. E descubro uma tigela a arder. Uma simples tigela em alumínio onde eles guardavam tralhadas deles. Cadernos de desenhos, fotografias, canetas e lápis para pintar, etc... Consegui colocar a tigela na varanda (depois de estupidamente me ter queimado ao pegar nela com as mãos) e atirei-lhe com a água. 
O fumo cobria tudo! Não se via a parede do fundo da sala e não se conseguia respirar. Eles tossiam e eu só queria sair dali com medo que intoxicassem!...
Peguei nos miúdos a correr e fui para a porta do prédio esperar pelo Luís. 
Só penso se tivesse ido ao super-mercado antes de vir para casa, ou a casa dos meus pais como faço tantas vezes! Se tivesse chegado a casa meia hora mais tarde! O que teria acontecido! E a pergunta que se coloca: COMO RAIO AQUILO PEGOU FOGO???????????????? Não estava ninguém em casa desde as 9h da manhã! Não havia nenhum produto inflamável! Nada! Coisa do Demo! 
E mais uma vez, comprovei os vizinhos fantásticos! Que ofereceram a casa para esperar pelo Luís, para ligar aos bombeiros, para dar banho às crianças. Ofereceram-me tudo! 
Só agradeço a Deus por me ter mandado para casa logo depois do trabalho e por nada de mais grave ter acontecido! Este susto ainda me valeu uns bons anos de vida! Agora vamos dormir a cheirar a torrado mas temos a nossa casa e a nossa família a salvo!

Tirámos agora a água para tentar perceber o que lá haveria que pudesse ter entrado em combustão mas não vimos nada...


Perdi as fotografias deles da escola... :( Mas podia ter perdido bem mais se não tivesse chegado a casa a tempo!



13/05/2013

Que lindo que o paizinho ficava!

Eles estavam dentro da banheira de molho (tal era o estado em que chegaram a casa) quando o pai chegou do escritório e foi à casa de banho dizer-lhes Olá.
O Vicente que anda na fase dos porquês, não lhe escapa uma!

- Onde o pai vai?
- Vestir os calções!
- Paquê?
- Porque vai ao ginásio!


- O pai vai vestir o quê mano?
- Bai bestir as calxinhas!

É tão linda a Natureza!

Gosto muito dela! E das plantinhas! E das arvorezinhas e coiso! Mas aqueles algodões que elas mandam para o ar desfizeram-me os olhos, a garganta, a cabeça e a barriga de tanto espirrar!!! De tal maneira, que me apetece arrancar a Natureza toda à minha volta!!!

12/05/2013

Quero mais um se faz favor!

Mais um fim-de-semana para descansar deste que passou!

Ontem tivemos um encontro tão giro! Com a Ana do Cacomae, com a Inês da After Click (tão querida e tão talentosa!!! Já conhecem a página?) e com a Mariana da Piupiuchick. O que vem aí? Hum... Ainda não vou contar! Mas estou desejosa de ver o resultado!!!
Por causa deste encontro, fiquei a conhecer o Jardim Tropical de Lisboa em Belém! Tão giro!!! Paga-se 2€ à entrada, e por isso tem muito pouca gente, o que para mim é uma mais-valia porque detesto parques e jardins sobre-lotados! O espaço é lindo! Está super bem cuidado e tem vários ambientes completamente diferentes. E é enormeeee!

À noite, bem... A noite, foi A noite! Mas não me vou alongar sobre este assunto porque anda aí muita gente de mau humor! Para mim, o resultado foi o que eu esperava e queria! 

Hoje, o dia foi dividido entre parque com amigos, almoço com família, brincadeiras na relva, sesta no sofá, petiscos, doces, que delícia!

Venha daí a semana! Parece que vai chover! Que venha a chuva toda agora porque na outra semana vou estar de férias e quero praia, ok?







O vestido que a Gigi tem vestido é da Lanidor Kids e foi o primeiro vestido que comprei unicamente escolhido por ela.
Vai ter de ser emoldurado quando deixar de servir! Adoro o padrão que é bem mais giro ao vivo do que na fotografia e é super fresco.

11/05/2013

Socorro!!! Eu sou a minha mãe!

É assustador! Mas ultimamente falo e de repente vejo-me há 20 e muitos anos atrás com a idade da minha filha!

- Mãe, o que é o jantar?
- Línguas de perguntador com cabeças de doutor!

- Mãe, vamos onde?
- A Vila do Conde!

- Mas eu não quero...
- Eu não perguntei se queria, eu disse para ir para o banho!

A cortar as unhas...
- Au mãe... Isso dói!
- Xiu! Não dói nada... É rápido!

À mesa...
- Mãe, não quero mais...
- Quer sim! Vá, só mais duas!

Ou...

- Mãe, não gosto...
- Não tem mal! Come menos.



Podia ser bem pior! Felizmente não é!




Dia da Família em Família



Quando vivi em Bruxelas, vivia fascinada com todo aquele sistema! (Escusam de perguntar porque é que eu não fiquei lá porque nem eu sei...... Grrrrr)
Uma das coisas que me fascinava era como as famílias eram ajudadas. A partir do 3º filho, cada família recebia um cartão a partir do qual tinha acesso a descontos em restaurantes, museus, lojas de roupa, supermercados e até em determinadas marcas de carros para que pudessem comprar carros maiores. Em 
Portugal as coisas foram evoluíndo e hoje em dia temos a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas que desempenha muito bem o seu papel e que tem crescido bastante nos últimos anos. 

A partir de hoje e até 19 de Maio nas Docas de Lisboa, vamos festejar o Dia da Família. Durante estes dias todas as famílias terão acesso a descontos especialíssimos nos restaurantes das docas, bem como a uma série de actividades para toda a família: Insufláveis, Pinturas faciais, ateliês de leitura, ciências e grafittis, baptismo de vela, passeios de barco, entre outras actividades.

No dia 15, dia internacional da família, haverá um Show infantil de magia, um concerto e às 20h00 uma mega largada de 500 balões personalizados por 500 famílias. Entre os dias 11 e 15 de Maio as crianças poderão personalizar o balão da sua família para ser lançado nesta largada.

Parece-me a mim que é um bom motivo para sair em família!

09/05/2013

Procuro novos donos!

Pequeno ogre.
Cerca de 2 anos e meio.
Criado em apartamento.
Muito estimado.
Ainda usa fralda.

Motivo: sofreu um bug no software e quando é contrariado atira-se para o chão, tira os sapatos e esperneia.

08/05/2013

Julgo que poderá tratar-se de uma tarântula italiana. Ou coisa que o valha...

- Mãeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! Está uma aranha venaneza lá fora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu fui! E se fosse a vocês, também ia!




A Arte e a Ciência de Educar Crianças Felizes
Lisboa
1 dia
ou dia 8 ou dia 9 de junho (sábado ou domingo)

Porto
1 dia
ou dia 29 ou dia 30 de Junho (sábado ou domingo)

das 9,30 às 17,00

Programa
1. Introdução à Ciência da Felicidade
há mesmo fórmulas para sermos mais felizes e os estudos mostram como
2. Coloque a sua máscara de oxigénio primeiro
regra nrº1: Pais felizes = filhos felizes
3. Farmville adaptado às famílias
       ou como os rituais e os hábitos são fundamentais na educação
4. A Inteligência Emocional em Crianças
ou como falar e escutar as crianças para que elas falem e escutem também
5. A Autoridade explicada aos pais
ou como a autoridade é uma forma de assegurar  a felicidade
6. Educação e Parentalidade Positiva
     ou uma nova forma de ver e respeitar as crianças 

fazer do lar um porto seguro

Mais infos no blogue ou em

Se te queres convencer mesmo a participar, clica AQUI.

03/05/2013

Eu tenho uma paxeja!

O Vicente anda a descobrir o sexo oposto e as suas diferenças...
- Mãe, Teté tem pilau!
- Pois tem! É menino!
- A mãe e a mana?
- A mãe e a mana são meninas! Têm o quê?
- Têm paxejas!!! (Princesas)

Natureza Morta

O Vicente encontrou uma formiga e foi chamar a irmã...

- Oh! Um bicho!
- Não é! É uma formiga. É a Natureza mano.

Ele espeta-lhe com o polegar em cima...

- Ahhhhhh!!!! Nãooooooo!!!!!!! Mataste a Natureza!!!!