As redes sociais revolucionaram o Mundo! Disto já toda a gente se apercebeu. Mas se tem vários aspectos positivos como a comunicação fácil e rápida, também faz com que as pessoas se afastem umas das outras. Mesmo que falem entre elas várias vezes ao dia.
As pessoas não se olham nos olhos e por isso, não têm pudor. Insultam-se e agridem-se com mais facilidade. Acham-se donas da verdade numa exibição "pública" de valentia ao confrontar o interlocutor (pode usar-se este termo quando o diálogo é apenas escrito?) com agressões.
Também é facto que o povo anda a fervilhar por dentro. 2013 tem sido o Annus Horribilis da nossa História, pelo menos para a minha geração, e por isso, explodem com muito mais facilidade.
Há alguns grupos de Mães no Facebook onde, mulheres como eu, que têm filhos e que trabalham e que são humanas, expõem dúvidas. Não apenas sobre maternidade, mas sobre assuntos banais do dia-a-dia. - Como é que eu tiro nódoas de morango?
- Onde é que arranjo um vestido barato?
- Como é que fazem a sopa do bebé de 5 meses?
- Restaurantes giros?
E assim se vão partilhando informações bem giras e úteis.
O problema é quando o assunto é polémico. Amamentação, castigos e palmadas, método Estivill, and so on... Há pessoas que se exaltam, em vez de defenderem ideias, impõem-nas. Falam alto! Eu sei... É escrito! Mas dá bem para perceber... Fico chocada com a falta de pudor, de educação e de noção de algumas pessoas... Chegaram mesmo a afirmar que algumas mães não deviam ter filhos por fazerem isto ou aquilo! E isso deixa-me triste! Não o facto de uma ou duas mães terem achado que eu não devia ter tido filhos só porque apliquei o Método Estivill ao meu filho (hahahahaha coitadas!), mas o facto de as pessoas hoje em dia acharem que podem falar sem filtrar, cuspir palavras à velocidade dos pensamentos. Isso é assustador... Só porque se sentem protegidas pelo monitor do computador e pela internet sem fios? Se estivéssemos à mesa e beber um chá, elas falariam assim? Olho no olho? Cheiro com cheiro? Precisamos de voltar a tocar uns nos outros, a olhar nos olhos quando conversamos. E volta e meia, tentar calçar a bota do outro antes de criticar. Dentro da casa de cada um ninguém sabe o que vai lá dentro. Por muito que não concordemos com esta ou aquela decisão, todas as mães do Mundo querem o melhor para os filhos (já sei! Quase todas!...) e conhecem os filhos melhor que ninguém. Então, em vez de atacar, tentemos compreender, se não conseguirmos, aceitemos. Com educação...
15 comentários:
clap clap clap!! De pé!
clap clap clap!! De pé!
Não acrescentaria nem mais uma vírgula!
Parabéns pelas tuas palavras!
Cada família sabe o que é melhor para os seus, por mais que mais ninguém concorde ;)
Beijinhos
concordo a 100%! e outra coisa que me irrita solenemente é que o fb veio banalizar tudo. seja o dia da mãe ou um vídeo que um dia achamos bonito. não tem conta peso e medida em nada!
Concordo na íntegra! bjs.
Nem mais!!!
Eu pertenço ao grupo das Mães e também acho que às vezes se exagera na forma de se expressar. Penso que nunca o fiz (exagerar). Acho que há outro problema com a comunicação via internet: é que, por vezes, não há mesmo qualquer "presunção" da parte de quem escreve, mas as palavras não saem as melhores e são mal interpretadas. Como, cá está, falta o imediatismo da resposta visual, que num frente-a-frente levaria a que a pessoa que falara reformulasse o seu comentário, cria-se uma bola de neve de mal-entendidos, com comentários de outras pessoas metidos pelo meio, que é muito difícil resolver a bem.
Não podia estar mais de acordo...mts pessoas mostram apenas uma parte do que fazem e sentem, mostram a apenas aquilo que supostamente é "bonito" e fica bem, é politicamente correcto. São opções, querem apenas partilhar uma parte, ok...não podem é criticar quem expõe a realidade, quem diz o que realmente pensa e sente...que na maioria das vezes é comum a todos e todas...
E este MUNDO seria bem MELHOR.
Beijo.
Maria
Tens toda a razão. Assisto a cada coisa no FB, a cada 'conversa', troca de galhardetes, insultos...
olha sabes o que eu digo, é fugir desses ajuntamentos!
o mulherio é um bicho muito estranho :DD
keep on ;)
Meu Deus como concordo consigo mamã! Tiro-lhe o chapéu!!
Gostei do que li e concordo !
Perfeito! Tenho pensado nisto nas ultimas horas...nesta falta de pudor, de educação... Nesta falta de relações verdadeiramente humanas. ;)
Quem não tem educação também não a pode ter no fb...
Enviar um comentário