Bem-vindos! Hoje estreamos a rubrica # Mete as Mãos na Massa!
Uma rubrica pensada com carinho, para levar um pouco de mim até vossas casas. O que se vai passar? Todas as 5ªs feiras, sairá daqui uma proposta para fazerem em casa com as crianças no fim-de-semana. Porposta essa que poderá ser um DIY simples e rápido, uma receita, uma ideia maluca, etc! (Já sabem que daqui, tudo é possível!)
Este primeiro projecto, é um projecto especial que achei que iam adorar. Também porque fala de afectos. Enquanto Mãe e enquanto Educadora, é das coisas que eu mais tento trabalhar com os meus filhos e alunos. Por ser das coisas que mais estrutura nos dá para sermos fortes e felizes pela vida fora.
Há muito tempo (parece que estou a começar a contar uma história!) falaram-me numa tribo sul-Americana que fazia umas bonecas que ajudavam a acalmar ansiedades e medos. Procurei informação por todo o lado e não consegui encontrar. (Se alguém conhecer melhor e quiser partilhar, eu agradeço muito!)
As Guardadoras de Sonhos que vos trago hoje, são inspiradas nessas bonecas e nessa história perdida no tempo!
A Guardadora de Sonhos ajuda a criança a perder os medos. Ela é muito especial e mágica! A Guardadora de Sonhos, guarda no seu regaço os medos das crianças e dorme debaixo das suas almofadas para garantir que os protege dos sonhos maus! Vamos começar?
Os paus de gelado coloridossão muito fáceis de arranjar. Em qualquer bazar chinês, vendem-se em pacotes de 20 unidades de várias cores e custam cerca de 0,70€.
Começamos por perguntar à criança quais os medos que quer entregar à Guardadora de Sonhos. Escrevemos num papel (as crianças mais crescidas podem escrever sozinhas) e enrolamos à volta do corpo da boneca. Por cima, enrolamos o tecido que esconde e envolve o papel. Eu tinha restos de feltro e usei também para completar a toilette, mas cada um poderá usar os recursos que tiver. Por fim, uma volta com um nó com um pedaço de lã e fica a roupa da Guardadora de Sonhos pronta!
Depois da Guardadora de Sonhos vestida, precisamos dar-lhe uma cara. Eu fiz os olhos e a boca. Podem pedir ajuda à criança para serem eles a tratar desta parte!
Não queremos uma Guardadora de Sonhos careca! Com vários pedaços de lã, fazemos os cabelos dela. Eu optei por dar apenas um nó no centro e deixar os cabelos soltos. Podem fazer tranças por exemplo! Colamos no topo da cabeça com uma gota de cola líquida. Cada um terá a sua original e feita ao seu gosto!
Por fim, com a nossa querida Guardadora de Sonhos pronta, basta guardá-la debaixo da almofada! Ela tem poderes mágicos! E ainda fica acordada toda a noite para ter a certeza que os sonhos maus não entram.
Espero mesmo que gostem desta ideia! E espero também que esta nova rubrica vos agrade.
Aguardo ansiosa comentários, ideias, reclamações e sugestões!!!
4 comentários:
Já fiz algo do género no ano passado. Foi com base no livro Billy (n sei se tinha mais alguma coisa no título) que fala justamente nos medos das crianças. É lindo!
Adorei a ideia :) Obrigada pela partilha.
Que maravilha! Tudo o texto é maravilhoso! Obrigada! Vou fazer.
Adorei e vou tentar fazer, obrigada!
Enviar um comentário