27/05/2018

A miúda está a abrir as asas!



Há meses que sabemos que isto vai acontecer. Mas foi sendo adiado. Mais por mim do que por ela.
Há semanas que ela me pede para fazer a mala e eu vou atirando com o assunto para o canto da sala na esperança que ele possa ser arquivado.

Não foi! Hoje fizemos a mala. E ela estava tão feliz!

Escolhemos juntas as roupas. Separei tudo em sacos de plástico, divididos por dia. Mostrei-lhe onde estavam os produtos de higiene e revimos mil vezes como é que ela tem de fazer a bomba da asma e quando. Ela sabe de cor. Eu sei que ela sabe. Mas sou eu quem precisa que ela reveja a matéria dada. Com confirmação em prova oral.

Esta miúda vai fazer 10 anos dentro de pouco tempo. Esta miúda está a ir de viagem, pela primeira vez da vida dela, sem a mãe e sem o pai. E vai estar sem falar com nenhum dos dois durante alguns dias. Eu sei que ela se vai divertir. Eu sei que ela não vai precisar de mim para nada. Eu sei que os professores que a acompanham vão dar-lhe tudo o que precisa. Desde as gargalhadas, ao mimo, aos arrebites que forem necessários. Eu sei que ela nunca mais se vai esquecer de dormir em camarata com as amigas e de comer no chão e de rir até cair e de ficar com os pés a doer de tanto andar. Eu sei! Tenho a matéria bem revista e bem estudada.

Estou só a mentalizar-me para o facto de ter a minha primeira bebé a sair do ninho. A ganhar asas. Dentro de pouco tempo vão começar as saídas à noite e eu vou desejar com muita força voltar a este tempo em que eu só tinha de me preocupar com a viagem de estudo que ela fez com os professores pela primeira vez. Enquanto esse tempo não chega, deixem-me fazer o desmame desta filha. Deixem-me enfiar na cabeça que ela não é mais minha. Que só foi minha enquanto precisava que lhe dessem banho ou que a vestissem ou enquanto não conseguia tomar decisões e pensar por ela.

Quanto mais a oiço mais tenho a certeza que a base do trabalho está feita. Que os alicerces estão bem presos ao chão e que, a partir daqui, é ela quem tem de colocar os próprios tijolos. Pode precisar ainda de algum apoio a colocar o cimento. Mas daquilo que vejo, está a safar-se lindamente!

Que assim continue! Responsável, generosa, divertida, feliz!

Cá estarei à espera dela! Para a abraçar, para ouvir as suas aventuras todas e para lhe lavar a roupa suja que vier na mala.

1 comentário:

Ana disse...

Carolina, como a compreendo... também tenho uma quase 10 e tb vai de viagem de finalistas em Junho.
Beijinhos para si e tudo de bom.
Ana