24/08/2016

Material Escolar - Como sobreviver?

O Mundo tem vários predadores de várias espécies. Toda a gente sabe que os piores e mais perigosos predadores do Mundo são fêmeas com crias por perto. Os seus habitats naturais não passam apenas pela savana ou oceanos profundos. Aliás, as mais perigosas não têm origem nesses ambientes, mas sim em:
. PARQUES INFANTIS
. FILAS PARA OFERECEREM COISAS 
. HIPERMERCADOS COM O REGRESSO ÀS AULAS OU PROMOÇÕES DE BRINQUEDOS

Toda a gente sabe que as crianças precisam do material escolar, logo, não temos outra solução, senão dar o corpinho ao manifesto no hipermercado mais próximo. E seja o que Deus quiser! 

Vou dar-vos algumas dicas para sobreviverem sem arranhões a esta efeméride anual. 

1. A que horas ir? 
Ora bem, quais as horas em que os predadores mortais estão enfiados na toca? À noite! Pois então, se não queres ser comida por aquela tipa que lançou o olhar ao último estojo do Spiderman e que te olha com baba a cair da boca, olhos esbugalhados e dentes de fora para ver quem fica com ele, o melhor é ires à hora do jantar. A essa hora, as predadoras estão em casa a alimentar as crias e já não saem mais porque constipa. 

2. Ir com filhos. Sim? Ou não?
Ora bem! Isso vai depender de ti e dos teus filhos. Consegues controlar as feras relativamente aos ímpetos consumistas quando virem lancheiras cheias glitter da Luna VS poder de compra da mamã? 
Então é assim! Podes ter uma conversa com eles antes de saírem de casa. Explicar que vão comprar o essencial e não a colecção inteira da Dory. Que a mãe adorava oferecer-lhes tudo o que eles queriam, mas que infelizmente o Euromilhões ainda não caiu lá em casa. E por isso, quando quiserem escolher alguma coisa, a mãe escolhe primeiro dois ou três itens e eles baseiam-se nessa oferta. Ou então fazem um jogo super divertido e lúdico de ver quem descobre o preço de valor mais baixo. 
É importante terem esta conversa antes!!! As feiras de Regresso às Aulas estão criteriosamente estudadas pelos senhores dos hipermercados para puxarem ao consumismo das crianças. E dos pais também! Por isso, qualquer conversa que tenham durante as compras, não entra na cabeça deles. E possivelmente nem na vossa, que acabam por ceder só para não haver mais discussões. Assim, a informação ficou lá e basta ir relembrando ao longo das compras. 
Eu, por exemplo, sabia que não ia estar com os filhos, por isso, dei-lhes o folheto que deixaram na nossa caixa do correio para as mãos e perguntei o que gostavam mesmo de ter para a escola. Que fosse importante e fizesse falta. Ambos escolheram as lancheiras que gostavam. Depois fui sozinha e trouxe o que achei melhor e sem discussões. 

3. A lista das compras!
Não se armem em modernas como eu por favor!!! 
- Ah, afinal de contas tenho um telefone inteligente do século XXI para quê? Vou fazer um printscreen (que os telefones inteligentes só funcionam com estrangeirismos) da lista e vou vendo no supermercado! 
Pois sim! Bela ideia!! Not!!! Primeiro, tive de estar constantemente a fazer zoom da imagem para conseguir ler as letras microscópicas, depois não dá para riscar as coisas que já enfiámos no carrinho e por isso tive de estar a ler e a confirmar vinte vezes. Nada como aderir ao vintage! Papel impresso ou escrito à mão e uma bic (de tampa roída) para ir riscando o que já temos. Tinha demorado menos 1/3 do tempo que demorei de certeza. 

4. Marcas VS Marcas Brancas
A minha filha vai para o 3º ano. No 1º ano, comprei quase tudo marca branca e fiquei super orgulhosa da minha poupança! Treta! As coisas gastam-se muito mais depressa. Os bicos dos lápis partem-se! As canetas de feltro, em Dezembro, já só pintam em tons pastel. (Além de que, no 1º ano eles ficam excitados com os afias (aguças na minha terra) e os lápis de carvão só duram uma semana.)
O que é que eu faço hoje em dia? Marca branca apenas para o material que não seja de desgaste (menos papel). Vejamos: canetas, lápis, colas, esferográficas, borrachas, etc, compro de marca. Réguas, tesouras, papel, estojos, etc, compro de marca branca. Temos de ter atenção pois há promoções que compensam trazer de marca! Nem sempre os produtos de marca branca são mais baratos. Eu examino os preços todos e comparo quantidades, preço e qualidade. 

5. Reaproveitamento de material. 
SIM! Sempre que possível! As mochilas por exemplo. Já comprei mochilas de 5€ que duraram 2 meses. Pensem que as mochilas andam no chão, são atiradas para os cantos, pisadas, etc. É preferível comprar uma boa mochila (acreditem que é um investimento) que, além de não se estragar tão facilmente, dura mais tempo e não lhes faz tão mal às costas. 
Réguas, tesouras, estojos, apara-lápis são materiais que dá perfeitamente para aproveitar de ano para ano. A régua está baça e feia! Ai está? Mas está inteira, não está? Dá para medir, não dá? Passa-se um algodão com álcool e fica nova!!! Reutilizar material não só nos ajuda a poupar uns valentes euros na conta final como lhes incute valores de respeito, poupança e cuidado com as suas coisas. 

Resta-me desejar-vos boas compras e boa sobrevivência! 

(Eu confesso que adoro esta altura do ano e o cheiro das coisas novas.)

3 comentários:

Anónimo disse...

Deixo uma dica: há apps gratuitas para as listas de compras. Eu uso a Out of milk, mas há mais. É uma questão de procurar e instalar no smartphone!

D. disse...

Ahahah.. mas, sem dúvida, faço muitas coisas iguais, quando chega a esta altura do ano. As crianças? Vão comigo, pois gostam já de escolher.
Em relação ao ponto 4 Marcas VS Marcas Brancas, fiz exactamente o mesmo, mas rapidamente me arrependi. Sem dúvida que o material de "desgaste rápido" de marca branca, não presta

Unknown disse...

Eu vou sozinha com exceção da escolha da mochila. Aí ele escolhe a que quiser.. Somente em termos de papel (ele tem que levar resmas de papel branco, pautado e quadriculado) é que opto sempre por marca branca. Os cadernos depende, das promoções que hajam disponiveis. No restante material, opto sempre por marcas:há sempre promoções e cola e canetas de feltro de marca branca são horríveis!