19/08/2016

Sobre o menino sírio em estado de choque.

Quase toda a gente partilhou a fotografia dele. É fácil sentirmo-nos emocionados com uma criança. E choca ver uma criança daquele tamanho sem verter uma lágrima. Completamente em estado de choque. Infelizmente, aquele menino não é o único ali (e noutros locais do Mundo) a sofrer com a guerra, com a morte, com a fome, com a desumanidade.  
Aquele menino estava simplesmente, perto de jornalistas. 
Além da fotografia que vi a circular, vi também um vídeo onde um dos socorristas o colocava dentro da ambulância. E isso incomodou-me mais ainda. Ver aqueles jornalistas oportunistas. Que, ao ver uma situação que sabiam que ia tornar-se viral e emocionar o Mundo, se aproveitaram. 
Uma chuva de flashes em cima da criança. Um monte de animais a atropelarem-se para fotografar a desgraça que não era deles. Mas que era uma desgraça comercial! Porque era uma criança. Porque estava coberta de sangue. Porque estava miserável. Porque não chorava. 
Se calhar é porque sou mãe, se calhar é porque tenho um filho da mesma idade, se calhar também é porque não ganho a vida a vender desgraças. Mas chocou-me não haver um único jornalista que largasse  a merda da máquina para lhe dar colo, para lhe dar um abraço, para o proteger dos vilões. Para lhe dizer que iam cuidar dele, que o iam proteger. No fundo para lhe dar o básico que uma criança precisa num momento de pânico. Colo, protecção, confiança.
Não imagino o que aquela criança terá presenciado na sua vida. Bem mais do que alguma vez, a maior parte de nós vão presenciar. Ou sequer imaginar que existe! Mas amor e colo, são necessidades básicas. Não um monte de flashes e de olhares sequiosos de desgraças. 
A guerra e a miséria revoltam-me! Mas isso é normal! Todos nós ficamos revoltados com situações que nos causam pânico. Mas também me revolta o oportunismo gerado a partir da desgraça dos outros. 
Espero que aquele menino tenha tido direito a um bom banho nessa noite, a beber um leite quentinho no colo de alguém que goste dele e direito a adormecer numa cama com lençóis lavados enquanto alguém se abraçava a ele. Se calhar não... 

1 comentário:

ana disse...

Aih... como eu amei este texto...
Sempre odiei guerra, sempre tive problemas em ouvir crianças a chorar, mas desde q fui mãe, não sei mesmo aceitar o sofrimento destes seres tão inocentes... fico tão incomodada e choro tantas x..
Vou agora mesmo abraçar o meu filho... e vou fazê+lo com o coração partido, pois tenho tanto medo q algum mal lge aconteça....
E infelizmente há tantas crianças com tanta falta de colo, de amor, de leite quentinho...