23/05/2018

Conta-me como foi!

Eu bem me queixo de vez em quando! Mas a verdade é que me queixo de barriga cheia. Bem cheia!



Estávamos em Novembro. Eu estava a passar uma das fases mais difíceis da minha vida. Com o fim (muito complicado) de uma relação e uma adaptação a uma sala de bebés de um ano ao mesmo tempo. Recebi uma mensagem da Isabel da Zero a Oito (minha querida e adorada editora! É incrível como as pessoas se podem tornar amigas com tanta facilidade! It was meant to be!) Nunca nos tínhamos visto ou falado.

- Olá! Queres escrever um livro?

Achei que ela estava louca! Eu? Como? Quem? Quando? Mas porquê???

Nem ela sabia bem... Só sabia que queria! E eu também não sabia nada! Mas soube imediatamente que podia confiar nela.

Foi logo na primeira reunião que tivemos que o tema ficou decidido! Divórcio. Só faltava saber que forma lhe dar. E escrever! Mas essa parte tocava-me a mim.

A verdade é que me senti uma fraude! Como é que eu podia dizer às pessoas como superar o fim de uma relação, se eu própria estava na merda? Mais... Eu sabia que não queria um livro lamechas. Nem pesado! Como é que eu ia ter disposição para escrever um livro positivo e divertido se a minha vontade, na altura, era enfiar-me debaixo dos lençóis e chorar até morrer?

Acabei por perceber que o caminho era aquele! Eu já tinha passado por um divórcio! Eu sabia qual era o caminho! Só tinha de o por mais uma vez em prática. E passá-lo também para o papel.


A Isabel não fazia ideia que eu estava a ressacar uma relação. E também não desconfiou que chegou à minha vida em forma de anjo da guarda! A escrita do livro obrigou-me a apressar o processo de recuperação. Obrigou-me a rever tudo o que eu sabia que tinha de fazer mas não tinha força nem vontade de começar. E assim foi. Os textos começaram a ganhar forma. O processo foi decorrendo.

Em 6 meses revi todo um processo de divórcio, revivi 5 anos de vida. Foi terapêutico, foi catártico.

No dia em que acabei o livro, quis lê-lo para ver como estava. Comecei às 18:00 e acabei às 2:00 da manhã. Fechei o computador, sentada na mesa da casa de jantar e chorei compulsivamente! De alegria, de dor, de emoção, de angústia, de alívio... Estava toda baralhada! Mas senti-me tão bem!

A Isabel foi, nos últimos meses da minha vida, a minha amiga, chefe, conselheira, irmã, mãe, sombra! Acho que falei mais com ela do que com a minha própria mãe ou amigas!

Depois veio a parte divertida! A parte criativa.

Um dia, ainda antes de imaginar que iria escrever um livro, tropecei na menina da saia. Não fazia ideia quem a tinha criado! Mas apaixonei-me à primeira vista por ela!

Assim que começámos a falar na capa do livro, eu sabia que era com a The Red Wolf que queria trabalhar. Foi tão fácil! Andei a ver milhões de ilustradores. Gostei de alguns. Mas nenhum me fez sentir o mesmo que eu sentia quando via as ilustrações da The Red Wolf. ( Um Obrigada à Homy Blog por me ter apresentado esta página!)

Até que falei com o Filipe! Expliquei-lhe que adorava a menina da saia. Que imaginava as pétalas da saia serem as minha palavras a voarem em direcção ao Mundo e às pessoas. Mas queria uma menina mais alegre para o meu livro. E o Filipe mostrou no primeiro telefonema que tinha mesmo de ser com ele. Percebi que estávamos mesmo em sintonia e tive a certeza disso quando mandou o primeiro draft.
(Fiquei ainda mais feliz quando percebi que eram do Porto! Exactamente como eu.)
Tal como com a Isabel, eles também estavam meant to be! Ao longo do percurso, o Filipe também se tornou um amigo e também fui percebendo que o seu talento era proporcional à sua grandeza enquanto pessoa.

Depois o Filipe precisava de uma fotografia para fazer a ilustração. E como este livro estava a ser feito de pessoas boas e de "amigos", também não podia fazer as fotografias com outra pessoa que não fosse o Pau Storch! Que também já era aquele que tinha mesmo de ser ainda antes de eu saber que ia escrever um livro. Só o Pau sabe a dificuldade que tenho diante de uma câmara. E só ele é capaz de me por à vontade! (um bocadinho à vontade, vá...) Só ele é capaz de captar imagens onde não se nota a minha tensão e o meu pânico. E só com ele me sinto à vontade para levar uma garrafa de vinho para a sessão. (E para poder dizer palavrões para aliviar.)





Tenho muita sorte! Este livro está cheio de mãos! E não são umas mãos quaisquer. Todas as pessoas que lhe tocaram, foram aquelas que eu queria, aquelas que não podiam deixar de ser, aquelas que trabalham não só com o talento que têm, mas também com o coração atirado para cima daquilo que fazem. E eu não sei trabalhar de outra forma! Por isso só posso sentir-me uma sortuda! E, como dizia na primeira linha, de vez em quando queixo-me! Mas queixo-me de barriga tão cheia!!!


Estou doida para que ele chegue às vossas mãos! E sei que isso só vai acontecer porque  houve muitas pessoas aqui metidas!




Por isso, quero agradecer imensamente à Isabel (e ao Pedro, à Madalena, à Rita e à Mafalda), ao Filipe, ao Pau (e ao Francisco, à Sara e à Raquel). A todas as pessoas que estiveram na produção e que eu nem as vi.

À minha família, aos meus filhos e às minhas amigas que tanto me aturaram! A vocês que tiveram uma reacção tão boa e o receberam antes sequer de o receber. À vida em geral que às vezes nos pregas partidas, mas logo a seguir nos devolve coisas boas! Tão boas!





Claro que não podia acabar sem vos pedir que vão aos eventos do Facebook dizer se vão ou não estar presentes nos lançamentos. Gostava mesmo muito que pudessem estar!

Para quem estiver pertinho de Cascais, pode ir aqui!

Para quem estiver pertinho do Porto, pode ir aqui!

Obrigada! Obrigada por estarem sempre aí tão pertinho de mim!

2 comentários:

D. disse...

Muitos parabéns Kiki. Já te sigo há "buééé" e sempre gostei muito da tua forma de escrever, os temas etc. Sigo-te aqui, e não só! Vou seguindo... mas não sou stalker, ok??!! hihihihi...

Muitos parabéns. Muitas felicidades e continua com esse espírito fabuloso.
Vou "stalkar" o teu livro também :)

saudosa disse...

Claro que vou! Mas numa apresentação em Lisboa ou em Santarém....

E Claro que vou ler o livro.... pode ser que me ajude a tomar decisões...

Felicidades!!