22/07/2017

O meu primeiro namorado vai casar!

Hoje casa o meu primeiro namorado! E eu não consigo deixar de sorrir a olhar para trás. Não foi o meu primeiro grande amor. Nem sequer foi a minha maior desilusão. Mas foi o primeiro namorado! E isso é mais que suficiente para ter ficado marcado. 

Foi pelo menos aquele que me marcou pelo meu primeiro acto de coragem! Acho que foi a primeira vez que me fiz à vida sozinha! E deve ter sido tão marcante que é das coisas que mais me lembro até hoje de nós os dois. 

A meados dos anos 90, não era fácil estar apaixonado. A expectativa era enorme e a ansiedade também. Nós não tínhamos Facebook nem Instagram para podermos demonstrar a nossa estima por alguém. Não dava para fazer likes e comentários em todas as publicações. Apenas dava para rir desalmadamente das piadas parvas que ninguém achava graça. Ou morrer de vergonha se eles nos apanhavam a olhar para eles. 

E quando queríamos saber onde eles andavam, não havia cá fotografias da vista da esplanada com um pin do local. Ou o destino tratava do assunto, ou podias ficar semanas sem o ver. (Nas férias então era uma tortura!)

Nós tínhamos a sorte de ter o mesmo grupo de amigos! E de sermos assíduos em casa um do outro. 

E num belo fim-de-semana de fim de férias de Verão... Eu devo ter bebido a poção do Astérix e enchi-me de coragem. Ainda me lembro de estar sentada em cima da cama a olhar para o telefone enquanto ganhava coragem! (A colcha amarela com flores cor de rosa e posters do David Charvet e do Kelly Slater na parede!) Até que ganhei! A mãe dele atendeu o telefone. Pois... Porque na altura nunca sabíamos quem ia atender... Aqueles momentos em que ela o foi chamar foram uma tortura! Ela já sabia quem era... Já não dava para voltar atrás! 

- Olá! Vais ficar em casa? 
- Vou! 
- Boa! Vou passar aí!
- Está bem! Até já! 

Ohhhhhhhh Nãooooooo!!!!!! Desliguei o telefone e comecei a bater em mim mesma!!! Estúpida! Estúpida! E agora? Tinha mesmo de ir! Ele já estava à espera. Não podia fazer figura de tonta e ficar com a minha reputação arruinada... Se bem que o resultado deste ímpeto de coragem, também podia ser catastrófico!!! Já não havia nada a fazer. 

Respirei fundo e saí de casa, fui a pé até à estação e apanhei o comboio até São João do Estoril para seguir a pé para casa dele. Estava um calor de morte. Eu ia sozinha! De passo acelerado. Sem saber se me orgulhava da minha coragem ou se me atirava para o meio da estrada e esperava que um camião passasse. Ensaiei a conversa milhões de vezes na minha cabeça! Passar por isto aos 15 anos e sozinha foi talvez o meu maior acto de coragem!!! 

Quando lá cheguei foi a mãe dele que me abriu a porta! 

- Entre querida! Suba! O D está lá em cima!!! 

Porra! Mais uma subida... Lá estava ele lá em cima! Não me lembro de absolutamente nada da conversa. O caminho até lá foi o que mais me marcou! Mas a conversa deve ter corrido bem!!! À noite estávamos aos melos na varanda enquanto os nossos amigos, histéricos com o que se estava a passar, tentavam encontrar o melhor ângulo para nos tirarem fotografias às escondidas. Sim, daquelas com rolo de 24 e correndo o risco de ficarem péssimas!!! 

Não me lembro quanto tempo andámos. Mas acho que foi ridículo! 2 meses? 3 meses? Tenho ideia de termos namorado duas vezes. Mas já nem sei... 

Hoje em dia temos zero a ver com o outro!!! Mas se há uma coisa que lhe posso agradecer foi a nossa conversa daquele 28 de Setembro ter corrido bem!  E de me ter mostrado que vale a pena ter as bolas no sítio e correr atrás das coisas. Tenho a certeza que foi muito graças a este episódio, que na altura podia parecer tão insignificante, que aprendi a ter segurança, a arriscar, a não medir riscos quando quero uma coisa e a saber que, às vezes, as coisas até correm bem!!!! 

Hoje estou super feliz por ele!!! Não podia ter melhor pessoa a seu lado. E agora vou só ali tratar do cabelo que mais logo quero fazer um brinde aos dois!!! E desejar-lhes as maiores felicidades do Mundo!!!


Sem comentários: