18/06/2018

Aceitar não é desistir

Tomei o pequeno-almoço com uma amiga. Pusemos dois meses de conversa em dia. Eu tenho sido uma péssima amiga ultimamente... O Livro consumiu todo o meu tempo e energia nos últimos meses! Agora estou a tentar compensar as pessoas pela minha ausência. A física e a emocional.

Falámos das nossas vidas e contámos as últimas novidades. A dada altura ela fazia mil planos para o futuro. Desejou-me mil coisas boas para os próximos tempos e perguntou-me quais eram os meus planos.

Fiquei em silêncio. Primeiro a olhar para ela, depois a olhar para o céu em busca de ideias e pensamentos. De desejos.

- Olha... Não penso nisso! Estou finalmente numa fase de aceitação.
- Como assim?

A verdade é que não sei muito bem como explicar! O último ano da minha vida foi uma montanha russa. Em todas as vertentes que a vida nos oferece! Estive em cima e em baixo. Subi tão depressa como desci. Não tive muito tempo sequer para pensar nas coisas.

Agora que as coisas acalmaram finalmente, percebi que estou numa altura de aceitação. Aceitar aquilo que a vida me oferece. E isso não é necessariamente desistir de nada! É não fazer planos para os próximos tempos. É aproveitar cada momento no instante em que ele acontece. É absorver as coisas à medida que vão surgindo. Dando mais tempo para as ver chegar, para as agradecer, para as viver.

Planos? Sim! Tenho vários. Mas não olho para o fim da estrada à procura deles. Apenas sei que um dia vão chegar. E vou tranquilamente aproveitar o caminho. Aproveitar as pessoas que estão ao meu lado. Aproveitar o meu trabalho. Aproveitar as coisas que vão surgindo. Aceitar aquilo que o Universo me oferece de braços abertos sem esperar mais do que aquilo que me é confiado.

Quando aceitamos aquilo que nos é oferecido sem esperarmos não há desilusões. Há apenas gratidão. Não há ansiedade para ver quando vem mais ou porque veio menos. Há apenas tempo para abrir as mãos, agarrar e viver.

Aceitar era algo que já não fazia há muito tempo! E era também algo que precisava voltar a fazer.

Viver com ansiedade para ver, com angústia de não receber ou com a desilusão de não ter na medida que achamos que devíamos é muito desgastante.

Por isso a nova palavra de ordem é aceitar! E depois? Depois logo se vê o que a Vida traz!

3 comentários:

Anónimo disse...

https://m.youtube.com/watch?v=3T1VRhGfEVU

Manuela Pedro disse...

Que texto maravilhoso!! Adorei e Obg!!

Anónimo disse...

aceitar foi o necessário para agora entender que há coisas que não podemos mudar...por mais que me tenha custado o meu divorcio e tudo o que implicou...chegou a altura 1 não e meio depois de aceitar que esta foi a vida que me ficou destinada, agora é aceitar..seguir em frente...e o futuro ninguém sabe...quero para mim ainda dias muito felizes e tenho em mim a certeza..a.gora...de que a vida não acabou aqui...