28/06/2018

Um problema que é mais comum do que se imagina!




Felizmente, enquanto Mãe, nunca passei por isto. Os meus filhos sempre foram muito certos na hora de fazer cocó.





Mas enquanto Educadora, sempre tive crianças que precisavam de ajuda. Este ano, ainda mais, por serem bem mais pequeninos.

Escuto com atenção as preocupações das Mães, em alguns casos as preocupações são bem grandes. Tento ajudá-las na medida do possível. Mas nem sempre tenho os conhecimentos suficientes para o fazer.

A prisão de ventre nem sempre é fisiológica. Muitas vezes torna-se um ciclo vicioso1. Como um novelo que se forma dentro das suas cabeças e que os bloqueia.

A dor é um dos motivos! Há várias causas que levam à prisão de ventre. Questões emocionais, stress, o facto de estarem fora do seu ambiente, as mudanças de dieta...

Isso faz com que a criança associe a dor ao acto de fazer cocó e por isso fica com medo de ir à casa-de-banho e tenta prender. Ao prender, faz com que o cocó fique bastante mais duro tornando a ida à retrete bastante dolorosa.

E o ciclo vai girando! Dor, medo, retenção, dor!

A criança fica ansiosa porque não consegue e os pais ficam ansiosos porque não sabem, muitas vezes, como ajudar.

Mas há formas de dar a volta à questão!

Através da alimentação com um maior consumo de água e de fibras. Criando rotinas, como ir com a criança à casa-de-banho cerca de 20 minutos após as refeições. Ajudar a criança a sentar-se confortavelmente na retrete, com os pés bem assentes e com a ajuda de um banco para as pernas ficarem na posição ideal (para lhe dar segurança) e confortando a criança de forma positiva pode ajudar2.

Quando aparece a prisão de ventre, pode acontecer ver a fralda ou as cuecas da criança sujas devido a fugas involuntárias. É extremamente importante não ralhar com a criança quando isso acontece para não aumentar a ansiedade dela.

Quando tudo isto não resolve, é preciso recorrer a produtos que ajudem a amolecer o cocó da criança facilitando a ida à casa-de-banho. Como por exemplo o DULCOSOFT® líquido (solução oral 250ml) que pode ser tomado por crianças a partir dos 2 anos de idade.
E sabem qual é a grande vantagem do DULCOSOFT®? É o seu sabor neutro. Pode ser misturado num sumo, no leite, na sopa ou em água e a criança não sente. E também é adequado para diabéticos e celíacos pois a sua composição não tem glúten nem açúcar.
Existe ainda a opção DULCOSOFT® em saquetas (pó para solução oral 10gr, 20 saquetas) que pode ser tomado por crianças a partir dos 8 anos de idade.

Podem saber mais sobre o DULCOSOFT® aqui!

DULCOSOFT® Pó para Solução Oral e DULCOSOFT® Solução Oral são dispositivos médicos para amolecer as fezes duras e secas e facilitar a evacuação. A administração a grávidas e crianças com menos de 8 anos deve ser preferencialmente supervisionada por um profissional de saúde. DULCOSOFT® não deve ser tomado durante mais de 28 dias. Não tome DULCOSOFT® no caso de alergia ao macrogol 4000 ou a qualquer outro ingrediente, se tiver alguma doença intestinal inflamatória grave ou megacólon tóxico, perfuração digestiva ou risco de perfuração digestiva, íleus, suspeita de obstrução intestinal, estenose sintomática ou síndromes abdominais dolorosas de causa indeterminada. Leia com atenção a rotulagem e instruções de utilização. (5.0) [SAPT.DULC8.18.05.0329b].


1 Nadeem A Afzal, et al. Constipation in children. Ital J Pediatr. 2011; 37: 28. 
2 Nurko S., et al, Evaluation and Treatment of Constipation in Children and Adolescents. Am Fam Physician. 2014 Jul 15;90(2):82-90.

Sem comentários: