12/07/2018

Tu que preferes a magra!

Ontem, enquanto participava na Prova Oral com o Fernando Alvim, ligou um ouvinte a queixar-se que não tinha nenhuma relação há 10 anos. Que só queria ser feliz. Já agora com uma mulher magra porque não gostava de mulheres gordas.

Confesso que me contive para não lhe responder em directo. Não sabia muito bem se podia interromper a conversa. Mas desde ontem que fiquei a pensar nisso. Aproveito para responder, não só a ele, mas a todos os homens que preferem as magras.

Senti-me ofendida! Senti-me ofendida enquanto Mulher. Senti-me ofendida em nome de todas as Mulheres. Não só pelas mulheres gordas, mas pelas Mulheres magras também.

Tento explicar muitas vezes que, depois de um caminho percorrido, percebi que o meu estado civil não me define. Deixei de ter vergonha de dizer que era divorciada quando aprendi a dar-me valor. Quando finalmente descobri que aquilo que eu posso dar a quem está ao meu lado nada tem a ver com o facto de ser divorciada, casada ou viúva. Percebi que sou muito mais que Mãe, muito mais que Educadora de Infância, muito mais que Blogger, ou filha ou contribuinte. Na verdade somos um todo.  Mas não somos mais pela nossa profissão, ocupação ou estado civil. Da mesma forma, o tamanho das calças que vestimos também não define aquilo que somos. Ai não define mesmo!!!

A ti que preferes a magra, só posso concluir que o que queres mesmo nada tem a ver com o que a pessoa que poderia estar ao teu lado te possa dar. Aliás, nem tu tens nada para oferecer. Porque andas à procura de algo cujo conteúdo te é indiferente. Só interessa mesmo o pacote. (Em todos os sentidos!)

Tu que preferes a magra nada sabes sobre o que significa gostar de uma pessoa por aquilo que ela é. Pelo seu carácter, pelo seu sentido de humor, pelas suas convicções, pela sua força ou pela sua forma de viver.

Tu que preferes a magra não mereces sequer a gorda. Porque ao preferir a magra em vez da bem-disposta, ao preferires a magra em vez da generosa, ao preferires a magra em vez da forte, não preferes mulher nenhuma. Não mereces mulher nenhuma. Independentemente dela ser magra e bem-disposta ou magra e generosa.

Neste Mundo em que vivemos, talvez devesses até preferir a gorda. Porque a magra nunca teve de se esforçar para ultrapassar preconceitos. A magra nunca teve de se fazer de forte para vestir um fato-de-banho. A magra nunca teve de se sentir culpada diante de um bolo de chocolate.. A magra nunca teve de refugiar-se no seu sentido de humor para fazer-se bonita num Mundo que prefere magras.

Tu que preferes a magra não percebes nada! Não percebes que, muito provavelmente, escondida dentro das curvas bem delineadas e generosas de um corpo, está uma mulher que vai preocupar-se muito mais contigo e cuidar muito melhor de ti porque sabe que, num Mundo de homens de merda como tu, não há muitos que olhem para si. E por isso vai fazer-te feliz como nenhuma magra faria só por ter medo de te perder.

Tu que preferes a magra, não percebes absolutamente nada de Mulheres.

É por tantos ‘tus que existem neste Mundo que a gorda vai continuar a sentir-se gorda em vez de sentir-se bonita, generosa ou forte ou feliz.

Eu já fui a gorda. E mesmo que hoje seja magra, vou continuar a afastar de mim os homens como tu. Que preferem o rabo ao carácter. As maminhas ao sentido de humor. As pernas à generosidade.

Como disse alguém que interveio ontem no programa, tu que preferes a magra, podes ir ao talho escolher o teu pedaço de carne e continuar sozinho à espera que a magra apareça.


9 comentários:

Mary Silva disse...

Adorei o texto;)

Liliana Lapa Bessa disse...

Speechless ������

Anónimo disse...

Nota: as magras tb ultrapassam preconceitos🧐

Pipa disse...

Tão verdade!!! Tão eu!!!
Até me arrepiei e as lágrimas quiseram aparecer!
Beijinho grande!

1/2 Palmo de Testa disse...

Bem, confesso que nao sei quem és nem nunca vi/segui nada que te pertencesse. Nao posso de me deixar sentir insultado(a) por este post um tanto ou quanto obsessivo. Tinhas tudo para pegar nessa situação específica e dar um ar da tua graça, defendendo conteudo em deterimento de beleza. Até aqui tudo bem, estamos de acordo. Dizes-te ofendida pelas mulheres gordas e pelas magras. Entao elucida-me o porque do ataque direto ás pessoas magras? "Porque a magra nunca teve de se esforçar para ultrapassar preconceitos". És uma idiota. falas sem conhecimento de causa. Nao tiveste a capacidade de te colocar nos sapatos de outra pessoa. Sim, porque as magras nunca foram chamadas de Olivia Palito ou tábuas de passar a ferro ou que tinham saído aos pais porque das mães nao tinham curvas nenhumas ou pernas de alicate que davam jeito para britar nozes. Tens a ousadia e o descaramento de fazer tal afirmaçao sem nunca teres passado por isso. Sim, porque tambem as magras têm problemas em encontrar roupa que lhes sirva. Tambem as magras, da mesma maneira que as gordas se sentem apertadas com as roupas, sentem a roupa demasiado larga, ficando a boiar dentro duns skinny jeans ou com a camisola toda enfolada por nao ficar justa ao tipo de corpo que se tem. Tambem as magras, têm de ir a secçao de criança comprar calças porque os tamanhos normais ficam todos demasiado largos. O estado civil nao define ninguem, da mesma maneira que a tez,religiao ou "espessura" corporal. É simples: se fores idiota comigo, eu sou idiota contigo. Tão linear quanto isso. Pessoas futeis, ha em ambos os sexos, homens e mulheres. Ha homens que preferem magras, ha mulheres que preferem contas bancárias. Nao parte do sexo, parte da pessoa portanto nao acho justo meteres tudo dentro do mesmo saco. Sim, ha apaixonados pelo conteudo e nao pela capa do livro. Sim, nós que aturamos os rezingões e mal-humorados, os cabeça quente e ferve em pouca água, os deixa me em paz e parte pratos, continuamos por causa do conteudo e do potencial relacionamento sólido, porque gostamos, porque amamos e porque acreditamos que podemos aprender e melhorar mutuamente. Reconhecemos qualidades e virtudes, preterindo o encapsulamento. A beleza desvanece e a personalidade?

1/2 Palmo de Testa disse...

(Cont)
Da mesma maneira que a gorda se faz de forte para vestir o fato de banho, tambem a magra tem de usar um fato de banho e colocar enchimento sem que ninguem se aperceba, correndo o risco de nao voltar a vestir mais nenhum se alguem reparar. A gorda nao tem de andar a comer farinha Cerelac e batidos de proteinas até ficar mal-disposta e agoniada e mesmo assim nao conseguir ganhar 2kg para encher as calças novas, ficar 6 meses a fazer dietas loucas para ganhar peso e perder tudo em 3 semanas. Gordas e magras, ambas se refugiam no humor para se fazerem bonitas para um Mundo que prefere as elites (ricos, bonitos,altos,famosos). Qualquer que seja o invólucro, com curvas ou falta delas, num corpo imperfeito SOMENTE aos olhos de quem o tem - seja pelas estrias, os tornozelos,os joelhos,as ancas,o umbigo - muito provavelmente está alguém com conteudo, com personalidade, com garra, com estabilidade, com força, com coragem, alguem que teve a sua armadura verdadeiramente testada e singrou. Portanto nao culpes os homens ou as mulheres que preferem os magros. Culpa os futeis e os desprovidos de conteudo. Movimentos de body shame (nao movimentos contra magros como tu queres passar neste post) nao sao bem vindos e é por causa de idiotas como TU que ha magras que leram essa tua ideologia distorcida e feminista-extremista (nao no bom sentido da palavra) e se sentiram ainda mais complexadas e inseguras em vez de se sentirem como as verdadeiras MULHERES DE ARMAS para o que quer que a vida lhes atire para cima dos ombros. Eu ja fui gordo(a) e tambem já fui magro(a). Conheço os dois lados da luta. E mesmo que hoje nao esteja em nenhum, vou continuar a afastar de mim pessoas odiosas como tu que pegam numa situação em que realmente poderiam educar para fazer propaganda enganosa e passar uma mensagem anti-fat shaming quando na verdade, depois de extrapoladas as conclusões, é na verdade body shaming. Tu, que Deus me perdoe, idiota de todo o tamanho a quem ainda faltam uns anos de maturação, tens traumas psicologicos por resolver, coisa que se evidencia neste post, e tens de tal modo complexo com o teu corpo que necessitaste de atacar outras mulheres/homens so para te sentires melhor contigo propria. Começaste bem, terminaste muito mal. Procura aconselhamento psicologico para resolver os teus proprios problemas. Nao os imponhas aos teus leitores.

Arya disse...

Aplaudo de pé. Não sou magra nem gorda. Já fui mais gorda, já fui mais magra, mas não é isso que me define, de todo.
Se calhar por esse "preferir a magra" se perceba que esse senhor esteja há tanto tempo "a seco".
Adorei este texto :)

PA disse...

Boa tarde.
Foi através da Prova Oral que ouvi falar deste blog e pelo pouco que li estou adorá-lo. Parabéns.
Em relação à carne magra, devo dizer que ao ouvir a conversa deste senhor no programa senti dó dele. Fiquei com a impressão que se trata de um homem que, ao contrário da Kiki, não se reencontrou após o seu divórcio que ele julgava ser para a vida toda. Só quem se ama a si próprio e a vida, pode amar outra pessoa para além do "pacote".

Beijo
Paula

Rui disse...

Boa noite. Confesso que nunca tinha ouvido falar deste blog e muito menos de si, no entanto quis o "destino"e a viagem de regresso a casa no final do dia de trabalho, que sintonizando a antena 3 a conheci. Não sei como é o seu aspecto fisico e independentemente das tecnologias que temos para o ver, não o quero fazer. Basta-me uma coisa para fazer um primeiro retrato de si, Vi-a (ouvi-a) constantemente a rir. E isso foi o seu cartão de visita. pensei: Como é que uma mulher que passou por um divorcio doloroso (pelo que percebi), com dois filhos, vai a uma radio apresentar um livro sobre o assunto e escrito na primeira pessoa com uma disposição fora do normal? Sempre foi assim, ou a sua mudança de condição a fez ver as coisas de outra forma e encarar a vida de outra maneira?
Não quero intrometer-me na sua vida pessoal, mas confesso que fiquei curioso.
Esta conversa toda porque me identifiquei consigo na vida que teve de casada e depois de divorciada. So com uma pequena diferença, eu sou homem. Tambem sou Pai, tambem fui mãe, fui irmão e principalmente amigo dos meus dois filhos e dessa forma percebi as suas incertezas, as suas tristezas, as suas preocupações, os medos de falhar,o meu maior medo é o de um dia um dos meus filhos chegar ao pe de mim e dizer que fui um mau Pai. não sei se tambem pensa nisso. Fiquei no entanto um pouco triste porque no programa não foi sequer colocada essa questão. E se os papeis se invertem? Se em vez de ser uma mulher a passar por isso tudo fosse um homem? Bem sei que como foi dito no programa referiram a maior participação dos homens na vida familiar e também sei que é um universo muito pequeno que esta a cumprir a sua parte no relacionamento, mas há cada vez mais homens a assumir o controlo da vida familiar (pelas mais variadas situações) e isso não foi enaltecido, Também eram duas mulheres contra o Alvin (pobre coitado). Perante isto e a escrita ja vai longa e não a quero maçar logo na primeira intervenção, gostaria de lhe deixar aqui os parabéns pela visão que tem da vida e pela forma como incentivou outras/os a faze-lo segundo a sua vontade e não agarrados a preconceitos e e estereótipos. Que tenha muito sucesso na sua vida
Por ultimo gostaria de deixar uma pergunta, uma vez que ainda não li o seu livro.
Dê-me uma razão para ler o seu livro sff.Rui