17/09/2018

A Linha do Horizonte

Quando se trabalha em creche e pré-escolar é fácil ter tempo. As metas curriculares existem, mas a forma como atingimos os objectivos é livre. Cada Educadora põe o seu cunho, descobre as suas estratégias e vai fazendo o seu trabalho que é fazer florescer aqueles mini-seres-humanos da forma mais adequada que encontrar.

É fácil parar uma manhã de trabalho para ir espreitar as formigas que apareceram inadvertidamente na nossa janela e aproveitar esse importante acontecimento para contar quantas formigas estão (matemática), descobrir palavras que rimam com formiga ou quantas sílabas cabem naquele nome (leitura e escrita) e, já agora, perceber o que elas andam a fazer e para onde se dirigem (estudo do meio). Ao mesmo tempo explicamos que não devemos matar as formigas e explicamos que todos podemos observar mas cada um tem de esperar pela sua vez (formação pessoal e social). E assim se vai trabalhando com os mais pequenos. Usando a nossa sensibilidade para percebermos quais os momentos que devemos agarrar para tornar as aprendizagens mais ricas e significativas.

Depois as crianças saem para o 1.º Ciclo e tudo muda. Os professores são pressionados pelos exigentes (e completamente desadequados) programas curriculares e tanto eles como as crianças entram em apneia profunda até saírem da faculdade.

Este fim-de-semana estávamos na praia...

- Mãe, sabe como se chama aquela linha entre o mar e o céu?
- Como?
- É a linha do horizonte!
- Uau querido! É mesmo! Onde aprendeste isso?
- Na escola!
- A sério? No ano passado?
- Não! Este ano.
- Estás a ver? Ainda agora começaste e já aprendeste uma coisa importante.
- Sim! Estávamos na aula de matemática e um menino disse à professora que conseguíamos ver o mar pela janela. E a professora disse para irmos todos à janela espreitar e depois ensinou-nos a linha do horizonte.

Fiquei feliz! Fiquei mesmo feliz! Encheu-me o coração saber que o meu filho tem uma professora que, mesmo em apneia (apesar de ainda estarmos no princípio do ano lectivo), pára uma aula de matemática para ensinar na janela da sala o que é uma linha do horizonte.

Era bom que todos os professores dessem as aulas assim, com tempo e sensibilidade para vir à tona daquilo que é significativo para eles, buscar um pouco de ar para aguentarem a apneia dos currículos das aulas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gosto! Ana

Anónimo disse...

Gosto! Ana