06/05/2017

Lisboa já não é nossa!

Enquanto estava nos meus tratamentos da celulite em Lisboa, a minha mãe liga-me a dizer que está na Feira da Ladra. 
- Anda ter comigo! 

Para vos situar nos meus conhecimentos da capital... Eu sou do Porto! E embora viva cá em baixo há 24 anos, moro em Cascais! (Para quem não sabe, fica a cerca 26kms) 
Lisboa para mim significa Campo de Ourique (lojas), Estrela (faculdade), Picoas (médico do pipi), e aqueles sítios mais básicos... Baixa, Saldanha, Av de Roma... Por aí! 

- Mãe... Não faço ideia como se vai para aí! 
- Eu mando-te a localização pelo WhatsApp! 

(Ufa! Ainda bem que o WhatsApp não pifou de vez!...) 

(Ufa2! Ainda bem que a minha mãe é moderninha!)

Assim foi... Meti a localização no GPS e deixei-me guiar por uma tipa pela Lisboa desconhecida! 

Meti-me pelo Conde Redondo (prustis) e fui andando por ruas nunca d'antes navegadas! Por mim, claro! 

Fiquei fascinada... Entrei em bairros cheios de gentes do Mundo! Pessoas de todas as cores. Lojas castiças de bairro. Música a sair das janelas das casas. Música árabe, música indiana, pessoas com turbante, mulheres de lenços no cabelo, crianças a brincar nas ruas. Pessoas felizes de sorriso na cara. Pessoas a dançar na rua. Pessoas a acenar a quem passava. Uma Lisboa cheia de sol com cores e cheiros desconhecidos para mim. Achava que só o Martim Moniz é que vibrava dentro desta mistura cultural. 



Chego ao Panteão para apanhar a minha mãe, um café na DeliDelux e seguimos para a A5 pelo Terreiro do Paço e 24 de Julho. Turistas por todo o lado. Tuk-tuks que aparecem de todos os becos. As pessoas estão felizes. Tiram fotografias, olham deslumbradas para todos os cantos como quem quer registar tudo e não esquecer nada. Ah! Conheço a sensação!... Mas confesso que em Lisboa nunca senti. Aquela energia boa de quem está de férias e a ver algo novo pela primeira vez. 

Abri a janela do carro. Acho que a minha mãe e eu éramos as únicas portuguesas no meio de 20.000 pessoas. Ouvia-se espanhol, italiano, francês, inglês, alemão, japonês... 

Os prédios estão renovados. A cidade está bonita! Está linda! Está com pinta de capital europeia. Espero que não a estraguem! Melhorou tanto nos últimos 15 anos. 

E eu andava ali, a observar os turistas e as culturas e os novos habitantes da cidade com o mesmo ar deslumbrado de um turista numa cidade nova. Senti-me orgulhosa por termos aquilo para mostrar a quem nos quer vir ver. 

Lisboa já não é nossa! Lisboa está hipster, está cool, está romântica. Lisboa está cosmopolita. 
Lisboa agora é do Mundo!

1 comentário:

Papoila disse...

Tenho a mesma sensação, não sou de Lisboa vim para cá faz uns 20 anos. Moro nos arredores mas gosto da cidade como está. Viva, "trendy", cheia de coisas giras para explorar :). Espero que não vá do 8 ao 80 e não se estrague. Está boa assim como está hoje.