02/04/2009

Comunicado ao mundo (em geral)


(e às velhotas em particular!)

De uma vez por todas, gostava de dizer ao mundo (apesar de saber que os meus leitores estão já consciencializados do assunto) que a minha filha tem um HEMANGIOMA na boca.

Não! A "menina" não "bateu 'ca boquinha"!!! Não há velha que não me venha perguntar o que é que "a menina" tem. Basta parar numa fila, à espera de um elevador ou em outro sítio qualquer.


Por isso, e para quem quiser aprofundar o seu conhecimento sobre este "fenómeno", aqui fica uma explicação mais científica:


"Hemangiomas são os tumores de infância mais comuns. O termo Hemangioma é usado para denominar genericamente um grupo extenso de lesões vasculares que devem ser melhor chamados de tumores vasculares da infância. Aqui, o termo tumor não está indicando cancro mas sim uma colecção de células. O Hemangioma é uma lesão benigna - não cancerosa e que, portanto, não invade os tecidos adjacentes nem se espalha para outras partes do corpo. Está classificado como marca de nascença mas na verdade não está presente no nascimento. De facto, elas só aparecem depois de algumas semanas. A ocorrência de Hemagiomas é mais alta entre bebés do sexo feminino e é mais comum para bebés de origem caucasiana do que em outros grupos raciais. A incidência ocorre entre 3 e 5 crianças para cada 100 nascidas. A grande maioria das crianças que apresentam esse Hemangioma não apresentam nenhuma complicação. Entretanto, há alguns casos que se complicam. O tratamento para o Hemangioma restringe-se a casos que apresentam riscos de complicações. É um problema para os pais verem que o Hemangioma está crescendo à uma velocidade grande. Especialmente porque a maioria dos Hemangiomas estão localizados no rosto. E o que antes era apenas uma marquinha, tornou-se uma marca bem fácil de ser notada. Mas, geralmente o crescimento da marca limita-se aos primeiros seis meses ou um ano e depois desse período a mancha tende a manter-se por um tempo e cresce apenas em proporção ao crescimento da criança. Em muitos casos a mancha tende a sumir ou a diminuir consideravelmente de tamanho e intensidade da cor. Em 50% dos casos o Hemangioma já desapareceu até a idade de 5 anos e em 70% até a idade de 7 anos. As outras tendem a sumir completamente ou diminuem gradualmente durante a passagem pela adolescência."


Agora, convido as pessoas que acham que a minha filha é uma coitadinha por ter uma bolinha de estimação na boca, a procurarem nas imagens do motor de busca do Google um Hemangioma. Então poderão perceber que não é coitadinha nenhuma e podem parar de ter pena dela. Ela é feliz assim e não sente qualquer tipo de dor.



Pronto! Desbafei!


****

7 comentários:

Patrícia Teodoro disse...

E porque será que as pessoas têm que comentar tudo!Impressionante como as crianças tão expostas a críticas! Nunca pensei

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Uma vez irritei-me e disse a uma que lhe tinha dado um estalo pq ela estava a fazer uma birra. hahahaha! fugiu logo!

Diana disse...

eu encontrei-te no paredão no outro dia!!! e achei super engraçada a Luisinha!!! e isso na boca parece muito maior nas fotografias!

Ela é linda na mesma, e nao é, de todo, uma "coitadinha"!!!! Aposto que é muito mais feliz do que muitas outras crianças da familia dessas pessoas. nao ligues!

Mafalda disse...

imagino como isso te complique com o sistema nervoso! eu também ficaria 'possuída'!
mas fizeste muito bem em desabafar e em dizer de uma vez por todas, ao mundo e às pessoas em geral, que a tua filha não é, nem nunca será uma coitadinha! as velhas... bom, é um caso 'difícil'. mesmo com as crianças que nada têm, elas encontram defeitos, por isso, é respirar fundo e contar até 10. Infelizmente as pessoas ainda não estão minimamente mentalizadas nem preparadas para a diferença e mesmo quando não perguntam, não sabem disfarçar com o olhar ou ser um pouco mais discretas... e acredita, eu sei bem daquilo que falo!
a tua Luisinha é linda e isso é que interessa!
bjs*

Cortes disse...

E quando essa coisa desaparecer sou eu que vou perguntar: o que aconteceu à minha Luisinha? coitadinha! ahahahah

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Obrigada pelas mensagens! Só tenho pena que, quem me chateia mesmo, não venha cá ler isto! :)

Paciência!

Tropezinha, não me falaste??

Tia Chinesa disse...

Querida amiga, a tua filha é um máximo!!! Caga para as velhas e para os idiotas! Ai que disse um palavrão lol
Bjssssssssssss já com saudades