21/04/2016

# Mete as Mãos na Massa! - Guardadoras de Sonhos

Bem-vindos! Hoje estreamos a rubrica # Mete as Mãos na Massa! 
Uma rubrica pensada com carinho, para levar um pouco de mim até vossas casas. O que se vai passar? Todas as 5ªs feiras, sairá daqui uma proposta para fazerem em casa com as crianças no fim-de-semana. Porposta essa que poderá ser um DIY simples e rápido, uma receita, uma ideia maluca, etc! (Já sabem que daqui, tudo é possível!) 

Este primeiro projecto, é um projecto especial que achei que iam adorar. Também porque fala de afectos. Enquanto Mãe e enquanto Educadora, é das coisas que eu mais tento trabalhar com os meus filhos e alunos. Por ser das coisas que mais estrutura nos dá para sermos fortes e felizes pela vida fora. 
Há muito tempo (parece que estou a começar a contar uma história!) falaram-me numa tribo sul-Americana que fazia umas bonecas que ajudavam a acalmar ansiedades e medos. Procurei informação por todo o lado e não consegui encontrar. (Se alguém conhecer melhor e quiser partilhar, eu agradeço muito!) 
As Guardadoras de Sonhos que vos trago hoje, são inspiradas nessas bonecas e nessa história perdida no tempo! 




A Guardadora de Sonhos ajuda a criança a perder os medos. Ela é muito especial e mágica! A Guardadora de Sonhos, guarda no seu regaço os medos das crianças e dorme debaixo das suas almofadas para garantir que os protege dos sonhos maus! Vamos começar?





Os paus de gelado coloridossão muito fáceis de arranjar. Em qualquer bazar chinês, vendem-se em pacotes de 20 unidades de várias cores e custam cerca de 0,70€.



Começamos por perguntar à criança quais os medos que quer entregar à Guardadora de Sonhos. Escrevemos num papel (as crianças mais crescidas podem escrever sozinhas) e enrolamos à volta do corpo da boneca. Por cima, enrolamos o tecido que esconde e envolve o papel. Eu tinha restos de feltro e usei também para completar a toilette, mas cada um poderá usar os recursos que tiver. Por fim, uma volta com um nó com um pedaço de lã e fica a roupa da Guardadora de Sonhos pronta! 




Depois da Guardadora de Sonhos vestida, precisamos dar-lhe uma cara. Eu fiz os olhos e a boca. Podem pedir ajuda à criança para serem eles a tratar desta parte!




Não queremos uma Guardadora de Sonhos careca! Com vários pedaços de lã, fazemos os cabelos dela. Eu optei por dar apenas um nó no centro e deixar os cabelos soltos. Podem fazer tranças por exemplo! Colamos no topo da cabeça com uma gota de cola líquida.  Cada um terá a sua original e feita ao seu gosto! 


Por fim, com a nossa querida Guardadora de Sonhos pronta, basta guardá-la debaixo da almofada! Ela tem poderes mágicos! E ainda fica acordada toda a noite para ter a certeza que os sonhos maus não entram. 



Espero mesmo que gostem desta ideia! E espero também que esta nova rubrica vos agrade. 
Aguardo ansiosa comentários, ideias, reclamações e sugestões!!! 

4 comentários:

Dieta 98 disse...

Já fiz algo do género no ano passado. Foi com base no livro Billy (n sei se tinha mais alguma coisa no título) que fala justamente nos medos das crianças. É lindo!

Jardim de Chuva Prateada disse...

Adorei a ideia :) Obrigada pela partilha.

Unknown disse...

Que maravilha! Tudo o texto é maravilhoso! Obrigada! Vou fazer.

Anónimo disse...

Adorei e vou tentar fazer, obrigada!