21/12/2017

Então é Natal!

Pode-se dizer que o Natal é uma merda? Ups! Já disse!!!

Pois é!... Porque nos faz pensar naquilo que temos e naquilo que não temos.

Ontem numa homília, o padre falava precisamente nisto! Perdemos o Natal! Porque nos focamos na perfeição das imagens dos anúncios. E nos focamos naquilo que o Natal não é. Fazendo-nos pensar naquilo que deveríamos ser e não somos. Só que a culpa é das fotografias.

O próprio Jesus nasceu numa manjedoura. Sem casa. Sem ninguém! Com uma vaca a aquecê-lo com o seu bafo... A verdade é que isto nada tem de romântico! Mas foi assim que Ele nasceu. E parece que é disto que temos de nos lembrar no Natal. Jesus tinha a sua família. Tinha amor. E o Natal nada é mais que isso: família e amor!

Dizia o Sr. Padre que nenhuma família é perfeita, que todos temos os nossos problemas e que as fotografias de Natal estragavam o Natal por isso mesmo! Porque buscávamos a perfeição nelas ilustradas, esquecendo-nos daquilo que é realmente importante nesta quadra.

Mas, independentemente de Jesus ter nascido na sua manjedoura, isso não significa que eu não queira a fotografia do Natal. Pois... Enfiei a carapuça ontem durante a homilia. Eu sou a que perdeu o Natal! O sentido do Natal.  Agradeço todos os dias pelas coisas boas que tenho à minha volta! E agradeço! Mesmo quando não me apetece, agradeço. Mas a fotografia não está como pensei que fosse estar. E isso, mesmo que esteja errado, dá-me cabo do Natal!

Podemos passar já ao Carnaval? Identifico-me mais neste momento...

Sem comentários: