30/03/2010

Era Moderna


Constatei há poucos dias que a minha filha não sabe o que é um telefone com fios! Telemóveis, sabe-os de cor e o telefone fixo cá de casa também é portátil! Provavelmente nunca vai ter de saber o que é decorar um número de telefone ou uma data de anos, visto que os telemóveis, fazem isso por nós! Lembro-me do tempo em que sabia as datas de anos de toooooooooooooda a gente! Até das pessoas que não interessava nada! E também sabia de cor os números de telefone (de casa evidentemente!) da família toda, das minhas amigas e dos amigos dos meus pais! Ou seja, eu era uma agenda ambulante a quem a minha mãe recorria tantas vezes!


Esta semana estivemos as duas sozinhas (felizmente já não estamos! :D )! O Pappy foi para Espanha, o Bubu para os EU e a Avózinha para o Brasil! Se antigamente se combinava uma hora para estarmos perto do telefone e falavamos com as pessoas que ouvíamos muito loooooooooonge e com bips a contar os impulsos pelo meio, desta vez, foi só mandar um sms a dizer: PC. Passados momentos, a família reunia-se à frente de uma lente minúscula que mostrava as nossas caras de um lado para o outro do Atlântico e não pagávamos um tostão!! E viva o Skype! Há uns dias, no espaço de uma hora, a Luisinha falou com a Avó no Brasil, com a Bisavó no Porto, com o Avô em Miami e com o Pai em Espanha. A desgraçada às tantas estava tão baralhada que não percebia de onde vinha aquela gente toda e como é que estavam todos metidos dentro do computador!


Antigamente, sempre que íamos para fora comprávamos um postal para mandar às Avós e este, muitas vezes, chegava depois de nós voltarmos, agora basta tirar uma fotografia com o telemóvel e mandar um MMS! Até a Avó recebe porque também já tem um telefone 3G!


Apesar de todo este progresso ser fantástico para as nossas vidas e trazer-nos muito conforto, tenho pena que os nossos filhos não tenham o prazer de conhecer tantas coisas que faziam parte das nossas vidas quotidianas e que eram tão banais como rodar os números do telefone!

2 comentários:

disse...

Kiki

Eu que sou mais velha que tu, ainda vi tv a preto e branco e só haviam 2 canais. E se queria mudar de canal tinha de levantar o rabinho do sofá, não havia a modernice que há hoje do comando
:-)
Mais recentemente, qdo estive grávida da J e do G para as ecografias compravamos uma cassete VHS para depois ver em casa :-)

E mais não digo para não me alongar...Beijinhos grandes e eu cá voto na ervilhinha! (os meus palpites nunca são grande coisa)

JustMe disse...

Verdade, verdadinha amiga...os tempos mudaram e de que maneira. Antes, brincávamos na rua até ser noite...hoje não podemos deixar as crianças 1 minuto sozinhas...

Bjs grandes