30/10/2010

Só para checar se está tudo ok!

De todas as listas que encontrei na net, esta pareceu-me a melhor! Claro que as necessidades também variam consoante a criança nasça num hospital público ou privado. Mas aqui está o essencial!

O que fiz com a roupinha do bebé, foi colocar dentro de saquinhos de plástico uma muda para cada dia. Assim é bem mais fácil! Basta tirar um saquinho por dia e está lá tudo: body, meias, camiseiro, casaquinho, etc...

"Para preparar a mala para a maternidade terá de considerar as suas necessidades e, claro, as necessidades do bebé. Poderá preparar duas malas separadas ou apenas uma com duas secções distintas: mãe e bebé.
Se pretender que o bebé vista um conjunto de roupa especial logo que nasça, deverá preparar o conjunto de roupa e colocá-lo num saco transparente e anexar uma nota para que as enfermeiras saibam que essa será a primeira roupa a vestir ao bebé. Se pretender determinar todos os conjuntos de roupa a vestir ao bebé, deverá fazer o mesmo para cada um, mencionando o dia em que cada um deve ser vestido: 1º dia, 2º dia, etc.
Porém, antes de fazer a lista deverá perguntar no hospital ou maternidade onde irá ocorrer o parto, qual é a lista de coisas indispensáveis para levar para o hospital, quer para a mãe, quer para o bebé - a lista de maternidade pode variar de local para local. Todavia fica aqui uma lista que funcionará bem em qualquer local.

Mala de maternidade para o bebé:

1 gorro
2 pares de meias ou botinhas
5 babygrows
5 bodies
2 chupetas diferentes
Manta e lençol para a alcofa (Levo apenas a manta)
1 cadeirinha ou alcofa (para a saída)
Algumas fraldas de pano
15 fraldas de recém-nascido
2 toalhas de banho

Mala de maternidade para a mulher:

Documentos pessoais, cartão do seguro de saúde e cartão de utente
Últimos resultados dos exames efetuados durante a gravidez
Produtos de higiene pessoal (champô, creme de corpo, desodorizante, pasta dos dentes, creme de rosto, gel de banho)
Um pequeno kit de maquilhagem incluindo batom do cieiro (Dispensei!)
Escova e ganchos para o cabelo
3 camisas de dormir confortáveis que facilitem a amamentação e bem bonitas
2 ou 3 soutiens de amamentação
1 par de chinelos confortáveis
Creme protetor para os mamilos
12 cuecas descartáveis
1 robe
1 caixa de discos absorventes (amamentação)
Pensos higiénicos bastante absorventes
Cinta pós-parto
1 toalhão de banho
Roupa para a saída do hospital (Aproveito a mesma da entrada!)
Água para beber
Alguns snacks
Telemóvel e carregador
Máquina fotográfica e carregador"

in http://demaeparamae.pt/

****

4 comentários:

Maria João disse...

Ora como enfermeira de obstetricia que fui acho que não falta mesmo nadinha:)) Achava a ideia dos saquinhos uma paneleirice, desculpando o termo, mas isto foi até ter a Mia. Dá imenso jeito e mesmo em casa, como sou uma vaidosa de 1ª, continuo ainda hoje a pôr a roupa da minha filha por conjuntos pois é muito mais fácil na hora de escolher. Manias!
Bjinhos

disse...

Eu levei duas malas, a minha e a da Marta. Tb levei a roupinha dela já separada por conjuntos, em sacos de plático, cada um contendo uma muda completa.
Qdo fiz o levante e fui tomar duche com a ajuda da enfermeira ela proibiu-me de por desodorizante, ou outro tipo de cremes, a seguir ao duche, que era para o bebé sentir o cheiro da mãe.
Tb não levei toalha de banho e outros produtos de higiene para a bebé pq isso fazia parte da diária do quarto, mas claro isso varia de hospital para hospital.

Unknown disse...

Carolina,

Não sou como sabe uma seguidora activa mas, todos os dias venho cá espreitar o que se passa com a Princesa Gigi e, nestes últimos meses o desenvolvimento/crescimento do Vicente.
Como está para breve o MUNDO conhecer o próximo Principe, deixo aqui o meu desejo que a tão desejada hora corra muito bem...se deve ser uma hora pequenina ou grande...não sei (nunca passei por tal).
Acima de tudo que o Vincente venha perfeitinho, com muita saúde e, que tenha uma vida encantada.
Beijnho
Alice

Rita C´est ma vie disse...

Adorei o pormenor das camisas de noite "bem bonitas" lolol
Vou guardar o post para daqui a uns meses ;)
bjsss