28/12/2017

Vida de bairro!

Apesar dos pingos que caem, aproveito o passeio matinal de Mr Darcy para ir comprar pão a pé. Lembro-me dos tempos em que vivia em Bruxelas e fazia quase tudo a pé. Quase tudo à chuva. Não sei porque nos refugiamos tanto da Natureza.

Mal ponho o pé na rua, dou de caras com o varredor.
- Bom dia!
- Bom dia menina! Então hoje vem sozinha?
- Os meninos estão com o pai! Bom ano!
- Bom ano menina!

Sigo o meu caminho, ora em cima do passeio, ora pelo meio da rua. Privilégios de  viver num sítio com pouco trânsito.

Do outro lado das árvores, duas vizinhas à conversa.
- Olha! Lá vai ele [Mr Darcy]! Sempre bem disposto! Este cão está sempre a rir.
- Olá!!! Bom dia!!
- Bom dia! Até logo!

As conversas não precisam de ser longas. Os sorrisos são suficientes. Na verdade nem sabemos os nomes uns dos outros, mas sabemos os nomes dos nossos cães. Muitas vezes dos nossos filhos. Sabemos que aquela cara é dali! E isso basta.

Continuo o meu caminho. Aprecio o cheiro da terra molhada. Observo as folhas no chão e Mr Darcy vai cheirando tudo enquanto deixa as suas marcas territoriais pelo caminho.

Prendo a trela dele na grade à porta do supermercado. Não demora muito até aparecer o rapaz. Adora fazer-lhe companhia [a Mr Darcy] enquanto agarro no que preciso.

- Este cão é um mimado! - diz ele enquanto corre para a caixa para fazer a minha conta.

Volto para casa. A pé. Já não há chuva. Mas ainda há folhas amarelas e molhadas no chão. Odeio o Inverno, mas tento abstrair-me com estas imagens bonitas de postal. Cruzo-me com mais um vizinho que segue de carro. Ele apita, eu estico o braço e atiro um “Bom dia!” para o ar.

Era incapaz de viver numa cidade grande!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tal e qual o meu bairro.....nao sabemos nomes uns dos outros mas ha esses sorrisos e esses bons dias....ficamos muito mais sociaveis quaundo temos um caozinho para passear....pelo menos no meu caso Bom ano para si e para os filhotes!!!Adoro ler p seu blog 😉

Anónimo disse...

Completamente de acordo. Adoro o carinho nos bons dias. :) Parabéns pelo blog