17/10/2018

Esta fase soberba!

Quando sempre quis ter filhos, não fazia a menor ideia do que isso significava ou implicava.
Eu não queria ter filhos! Eu queria ter bebés. Daqueles fofinhos! Bonitos! Que riam, usavam folhos, cheiravam a Mustela e dormiam a noite toda.

Ninguém nos informa que não é nada disso que vem no pacote!

Só agora entendo que o melhor dos filhos vem depois de eles deixarem de ser bebés. Só depois entendi que a maternidade é melhor e melhor à medida que o tempo passa.

Quando fiquei sozinha com eles foi muito complicado e estafante! Eram dois bebés pequenos. Exigiam todos os cuidados e atenção que uma criança pequena precisa. Um deles [meu pequeno ogre] ainda acordava 7 vezes por noite.

Durante muito tempo senti-me uma escrava dos filhos. Sozinha e sem ajuda. A ter de cuidar de tudo e de  chegar a todo o lado.

À medida que o tempo passa e eles vão ganhando autonomia, também vão crescendo a nível de maturidade. Vão-se tornando pessoas em ponto pequeno. Conversam! Fazem companhia! É delicioso.

Mas o que eu descobri com o tempo (e até me sinto mal por estar a vibrar com isto) é que a autonomia deles foi das coisas melhores que me aconteceu!!!

Começarem a tomar banho sozinhos, a arrumar o quarto sozinhos, a tratar das coisas deles sozinhos e a fazer pequenas tarefas domésticas sozinhos, permitiu-me aumentar significativamente o meu tempo de qualidade com eles. Desde que distribuímos tarefas entre os três, ficámos com mais tempo para estarmos os três. E isso é maravilhoso!!!

Hoje chegámos a casa ao fim do dia (já frio e chuvoso), cansados e moles e eu peguei no Darcy para ir passear com ele. Mandei-os para o quarto.

- Mãe, precisa de alguma coisa?

Confesso que me senti comovida com o cuidado da pergunta dela. Logo de seguida senti-me uma oportunista!

- Podem ir pondo a mesa! A máquina está com loiça lavada. Podem tirar de lá coisas e arrumar o resto nos armários.

Fui passear o cão com outro ânimo. Mesmo com a chuva que caía. Primeiro senti-me mal... Mas depois percebi que eles tinham de assumir estas responsabilidades. E que eu também merecia que me ajudassem.

No fundo os filhos até são um investimento!!! 10 anos depois, se não tivermos empregada, eles fazem grande parte do trabalho doméstico.

Agora só me falta ensinar-lhes a usar a máquina da roupa! Dizer onde guardo os produtos de limpeza e escolher uma boa revista para ver no sofá enquanto eles ganham autonomia absoluta!!!

Estou doida que tirem a carta para poder mandá-los ao supermercado...

2 comentários:

Blog da Maggie disse...

Olá Kiki só para avisar que trouxe o seu livro para os USA e vou emprestar a umas amigas brasileiras ;),ele vai dar umas voltas por aqui.

Beijinho

Também aprecio mais quando são mais crescidos, ou então muito muito bebés, quando ainda não saem do sitio onde os deixamos :)

Rita C´est ma vie disse...

Ahahah
Concordo inteiramente contigo. E não te sintas oportunista, porque na realidade estás só e apenas a EDUCAR!!! Bjs mil com muitas saudades!!!!!!