09/10/2018

Pergunta à Educadora: Qual a idade ideal para entrar na creche?

Tal como prometido, hoje, 3.ª feira, é dia de crónica.

No “Pergunta à Educadora” de hoje vamos responder a uma questão que levanta sempre muitas dúvidas. Afinal de contas, qual a idade ideal para entrar na creche?

Há uma coisa importante que temos de ter em consideração! Quais as nossas possibilidades?

Podemos ficar com o nosso bebé em casa?
Temos uma avó disponível, com genica e cheia de vontade?
Temos uma empregada em casa a tempo inteiro?

Podendo ter o bebé connosco ou com uma avó (que não fica com o neto por obrigação) que tem disponibilidade para brincar e passear com o bebé, a resposta é óbvia! Fujam das creches!

Quanto mais tarde o bebé entrar, melhor! Quanto mais defesas o bebé tiver, melhor! Quando são muito pequeninos, com as defesas ainda em baixo, acabam por apanhar muitas doenças e viroses. Se pudermos proteger o bebé desses bicharocos, melhor!

Por muito cuidado que as educadoras tenham na creche, por muito carinho que lhe dêem, nunca é igual à atenção exclusiva que tem em casa com a mãe ou com a avó. Nunca é igual ao tempo que a mãe ou a avó lhe vão dedicar em exclusivo. Com os mimos no colo, as cantilenas ao ouvido, o olho-no-olho, a sesta em ambiente calmo e a hora da refeição sem outras crianças a chorar e a esperarem pela vez.

Vamos deixar o bebé com uma empregada em casa? Bom... A empregada também terá muito carinho para lhe dar. Mas provavelmente vai deixar o bebé na espreguiçadeira ou no parque para poder cumprir com as suas tarefas domésticas. Continua a ser positivo tendo em conta que o bebé continua com atenção exclusiva nos primeiros meses de vida e longe das viroses. Mas de certeza a senhora não vai ter disponibilidade para se sentar no chão a brincar ou ir ao parque com ele.

Na creche, mesmo em contacto com viroses e a ter de dividir as atenções com outros bebés, o ambiente é adequado ao seu desenvolvimento. A Educadora prepara actividades pedagógicas adaptadas à sua fase de desenvolvimento e o bebé está constantemente a ser estimulado de várias formas. Aprende desde cedo a socializar, é estimulado cognitivamente e ganha rotinas mais rígidas que também são muito importantes.

A partir dos 2 anos acho que será a idade ideal! A criança precisa de socializar com outras crianças e outros adultos de fora da família. Precisa de estímulos que são importantes para as suas aquisições e desenvolvimento e a creche poderá proporcionar isso de forma mais adequada.

O mais importante é desdramatizarmos! Se trabalhamos e não temos outra hipótese senão deixar o nosso bebé com meia dúzia de meses na creche, tudo bem! Ele será muito bem cuidado, receberá muito mimo e terá todas as ferramentas disponíveis para um bom desenvolvimento. O mimo da avó é melhor? Claro! E o da mãe? Sem dúvida! Mas infelizmente, não nos é sempre possível acompanhar os nossos bebés até aos 2 anos em casa.

Por isso, em jeito de conclusão, o ideal será aos dois anos. Se for antes disso por necessidade, tudo bem também!!!

Se o coração da mãe e do pai estiverem descansados com a sua escolha, seja ela qual for, o bebé terá segurança suficiente para ficar bem onde o deixarem!

Sem comentários: