 |
Oh meu Deus! Ainda ontem ela era assim... |
Antes de mais, quero apenas avisar que o que vou escrever a seguir tem a ver com a minha experiência. Com a forma como faço as coisas com os meus filhos. Não significa que seja o correcto, é apenas a minha experiência.
Sempre fui louca por praia! Sempre fui das que punha os pés na areia às 11h e saía de lá com o pôr do sol, às 20h30/21h. (Que saudades!!!) Nos primeiros dias punha protector solar, mas nos seguintes, punha óleo bronzeador. De preferência aquele brasileiro, o Banana Boat! Sim, bem sei que é uma inconsciência! Mas fazer o quê... Era na fase em que o que contava era ter um bronze giro para exibir os trapinhos da moda nas saídas à noite!
A Gigi nasceu em Setembro, por isso, no seu primeiro Verão já tinha quase um ano. O que me facilitou a vida! Nesse ano fomos para o Algarve e não foi por causa dela que deixámos de passar o dia na praia. Mas claro que com os devidos cuidados!
Uma das coisas que faço é besuntá-los com creme protector (F50) ainda em casa. Preparo a lancheira com garrafas de água, fruta, ovos cozidos, bolachas, sandwiches, etc... Para ela, levava ainda um termo com sopa. Se for possível alugar um toldo, óptimo, senão, levamos chapéu de sol atrás. OBRIGATÓRIO haver uma sombra! Mesmo que seja para ir só de manhã ou só à tarde. Os bebés não podem estar sempre expostos ao sol. Chapéu, uma t-shirt de reserva (não vá a deles molhar-se) e dois fatos-de-banho extras no saco (por exemplo para ter um seco na hora da sesta ou de ir embora). Fraldas (muitas), chupetas, toalhetes e pó-de-talco (para ajudar a tirar a areia no fim).
Um saco com brinquedos (baldes, bolas, etc...) e uma mini-piscina insuflável. Além da toalha, levo um pareo a mais. A toalha serve para os limpar e secar, o pareo serve para estender na areia para fazerem a sesta. É mais fresquinho e maior do que a toalha deles.
A mini-piscina insuflável é óptima para por debaixo do toldo com água e brinquedos. Eles adoram! Ficam sossegadinhos na sombra a brincar sem fugirem para o sol. Também é óptima para os pôr a dormir depois do almoço. Tira-se a água, põe-se a toalha por cima e eles ficam ali aconchegados.
Mesmo tendo posto o creme já em casa, a primeira coisa que faço é por creme de novo mal chegamos à praia! E de hora em hora, vou carregando a dose! Tenho sempre o cuidado de lhes manter a cabeça molhada, mesmo que tenham chapéu para ficarem mais frescos e estou sempre a oferecer água para beberem, mesmo que não peçam.
Estender-me ao sol? Ler um livro? hahahahah Com eles atrás isso é uma anedota! Mas vamos fazendo turnos. Ora vai ele para o sol, ora vou eu! Se bem que agora com dois, é mais complicado.
Quando está muito calor, prefiro piscina! Até porque nem eu aguento muito bem o calor e teria de estar constantemente na água, o que com eles não é fácil nem aconselhável.
Se o Vicente vai à água? Claro que sim! Desde que gostem, não tem mal nenhum os bebés irem ao mar. Nem todos gostam porque a água é fria, mas a maior parte das vezes acabam por achar graça. E claro que prefiro as horas de maré vaza para estar com eles na água. Adoram brincar nas poças e apanhar algas e conchinhas.
Mesmo que vão no nosso colo, ponho sempre braçadeiras. Apenas para ficar mais descansada. Mas não confio só nelas nunca e por isso não os largo. Se o mar estiver com algumas ondas, claro que não entram. Vou buscar baldes de água e brincam na areia molhada ou debaixo do toldo.
Um truque para que tudo corra bem?
R E L A X A R
Não comeu agora? Come depois! À fome não morre, não se preocupem!
Comeu areia? Paciência! Sai no cocó!
MUITA ATENÇÃO às coisas que apanham na areia e metem na boca! Uma beata de um cigarro é fatal!!!
Para as mães que fumam, como é o meu caso, não custa nada levar uma caixinha por exemplo, eu tenho um cinzeiro próprio para a praia, onde vou guardando as beatas e no fim do dia deito fora! E levo sempre um saco de plástico vazio para ir guardando o lixo. No fim do dia é só colocar no caixote mais próximo.
Espero ter sido útil e que possam aproveitar algumas ideias!
♥