14/05/2013

Um valente grande enorme susto!...

E se um dia entramos no nosso prédio e nos cheira a queimado? E o primeiro pensamento é: mas o que será isto? E chegamos ao nosso andar e o cheiro está mais intenso... E pensamos: tenho de descobrir onde isto é, não vá ser num apartamento vazio... E quando abro a porta de casa, percebo que é dentro da minha própria casa!...
Acho que foi o maior susto que apanhei na vida! Quando abro a porta de casa e vejo fumo por todo o lado e um cheiro a queimado intenso! Sem saber o que ia encontrar ou o que estaria a arder! 
O primeiro pensamento foi que seria a torradeira ligada desde manhã ou que o Vicente teria ligado o forno sem eu dar conta. Sem pensar muito bem larguei as crianças à porta e corri para ver o que seria. Eles, instintivamente correram atrás de mim. E descubro uma tigela a arder. Uma simples tigela em alumínio onde eles guardavam tralhadas deles. Cadernos de desenhos, fotografias, canetas e lápis para pintar, etc... Consegui colocar a tigela na varanda (depois de estupidamente me ter queimado ao pegar nela com as mãos) e atirei-lhe com a água. 
O fumo cobria tudo! Não se via a parede do fundo da sala e não se conseguia respirar. Eles tossiam e eu só queria sair dali com medo que intoxicassem!...
Peguei nos miúdos a correr e fui para a porta do prédio esperar pelo Luís. 
Só penso se tivesse ido ao super-mercado antes de vir para casa, ou a casa dos meus pais como faço tantas vezes! Se tivesse chegado a casa meia hora mais tarde! O que teria acontecido! E a pergunta que se coloca: COMO RAIO AQUILO PEGOU FOGO???????????????? Não estava ninguém em casa desde as 9h da manhã! Não havia nenhum produto inflamável! Nada! Coisa do Demo! 
E mais uma vez, comprovei os vizinhos fantásticos! Que ofereceram a casa para esperar pelo Luís, para ligar aos bombeiros, para dar banho às crianças. Ofereceram-me tudo! 
Só agradeço a Deus por me ter mandado para casa logo depois do trabalho e por nada de mais grave ter acontecido! Este susto ainda me valeu uns bons anos de vida! Agora vamos dormir a cheirar a torrado mas temos a nossa casa e a nossa família a salvo!

Tirámos agora a água para tentar perceber o que lá haveria que pudesse ter entrado em combustão mas não vimos nada...


Perdi as fotografias deles da escola... :( Mas podia ter perdido bem mais se não tivesse chegado a casa a tempo!



19 comentários:

Carmo disse...

Estava ao sol? Provavelmente o sol reflectiu nas lentes e queimou o papel! Só pode ter sido isso! Ainda bem que não aconteceu nada!
Beijinho

Anónimo disse...

Isso não estaria a apanhar sol através de um vidro e assim ter-se incendiado "sozinho"?

Anónimo disse...

O sol através das lentes dos óculos???

Ritita disse...

Credo!... Nem consigo pensar se isso nos acontecesse. Eu acho que o que pode ter acontecido é que a tigela estivesse ao sol e ao bater nos óculos tenha pegado fogo às folhas. Mas pronto, não ganhaste para o susto...

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Sim... Aquilo estava ao pé da janela... Pode ter sido o sol a bater... Mas bolas! Aquilo está ali desde sempre! Já tivemos dias de 40ºC e não aconteceu nada... E hoje até esteve meio encoberto ao fim do dia! A sério que não entendo...

Patrícia Nunes disse...

Foi um grande susto, têm um anjo da guarda ;)
As fotos pode sempre pedir de novo ao fotografo, deve ainda ter os negativos

Paulo Mota disse...

Acho que foi precisamente por isso.
Por estar lá todos os dias com temperaturas altas.
As canetas de cor devem ter libertado alguma toxina/químico com o tempo, para as folhas ou para o fundo da tigela. Bastou o vidro aquecer e fazer de lupa, para os papeis pegarem fogo.

Costuma acontecer dentro de carros, canetas arrebentarem, bonecos ficarem mais queimados ou o papel ficar mais escuro.
Nunca me aconteceu, mas fico feliz que tenha ficado tudo bem.

Fil disse...

Que horror Carolina! Ainda bem que não foi nada pior!! Bj

Dondoca, Fada do Lar e Mãe de Gémeos disse...

Tb concordo que deve ter sido das lentes dos óculos. Independentemente da temperatura, basta que o raio de sol tenha incidido de um angulo diferente para fazer isso... E se tiver um papel por trás mais certo ainda. Mas o importante é ter sido apenas a tigela a arder! Foi so um susto! Grande, mas so um susto! Beijinho

Sofia disse...

Que susto Kiki! ainda bem que não passou disso! Beijinhos!

Isa disse...

Que grande susto! Ainda bem que não aconteceu mais nada e tu chegaste a tempo a casa!

Marlene, Simão e Martim disse...

Não consigo imaginar o susto. Felizmente tudo terminou bem.
<beijinhos

Pele Fresca disse...

Bom nem quero imaginar o stress!!! ainda bem que tudo ficou bem! Um beijinho para todos!

Little*angel disse...

Poxa querida.. ainda bem que não passou de um susto!! Beijinhos

Diana disse...

Bem Carolia... que dia!!! que susto. As fotos deles pede de novo na Escola, ofotografo ainda as tem quase de certeza e faz-te de novo! Beijinho rande

Sofia e Beatriz disse...

:( imagino o susto!
A mim, serve-me de lição! Retirei umas coisas que tinha, numa mesa ao pé da janela :/
Bjs

Raquel disse...

Ainda bem q está tudo bem agora e ainda bem que foram para casa mais cedo! Grande estrelinha que têm, felizmente! Beijinho grande

Su disse...

Nem consigo imaginar a tua aflição :( ainda bem que tudo acabou bem...

Um abraçinho bem apertadinho Carolina, muitos beijinhos nos teus pequeninos...

Cailin disse...

Que horror! Imagino o susto, a sensação do que podia ter sido!