03/11/2016

Gentil é o melhor que podes ser!

Gentil é uma palavra que já não se usa. A palavra gentileza é até considerado uma pirosada total. Em francês usa-se muito "Tu es très gentil.", ou seja, "Tu és muito gentil!". Mas se formos traduzir a expressão, traduz-se sempre para "Tu és muito simpático!"
Na verdade, gentil é muito mais que simpático. Gentil é educado, mas simpático, mas amoroso, mas disponível. Tudo ao mesmo tempo! Gentil é mesmo o melhor que podemos ser e o mínimo que deveríamos ser.
Ontem a conversar com os meus filhos, queria pedir-lhes que não discutissem tanto nem falassem de determinada forma um com o outro. E devia ter usado esta mesma expressão:
- Vocês têm de ser gentis um com o outro!
Se calhar é porque estou a ficar velha e começo a usar expressões que caíram em desuso, mas a realidade é que a gentileza é cada vez mais rara (tanto a parte semântica, como o vocábulo em si mesmo) e estamos a precisar muito de sermos mais gentis uns com os outros. E uns para os outros. E até connosco mesmos. Acho que vou tentar ressuscitar a gentileza à minha volta!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu uso! Digo muitas vezes ao meu filho "és muito gentil, Manel" quando ele nos abre a porta, a mim e à irmã, para passarmos e diz "as meninas primeiro" ou quando, em vez de a azucrinar, partilha com ela ou a protege. 😊 Por acaso uso, sim!