26/07/2016

Por falar nisso!

Falo muito na minha Avó Maria! 
Tanto até! Foi uma bisavó com idade de avó! E foi uma avó-bisavó espectacular! Tínhamos uma relação muito especial. Talvez por eu ter sido a primeira bisneta. Talvez por eu ter sido a única rapariga entre outros 4 rapazes. Talvez por ter sido a única que passava férias sozinha com ela. 



Mas a verdade é que sou muito injusta por falar tanto nela. Porque tenho outra avó espectacular que ainda cá está. A Avó Maria já partiu. Mais cedo do que todos queríamos. Talvez as saudades me façam falar nela mais vezes. Mas acho que, hoje que é Dia dos Avós (e todos os outros dias) também devia falar na minha Avó Regina. Com quem também tenho uma relação especial e que merece que fale dela agora. E não um dia quando já cá não estiver e eu estiver cheia de saudades. 



A minha Avó Regina é a grande responsável pela profissão que tenho hoje. Pela relação que tenho com Deus. Acho que também lhe herdei o tom de voz! Alto comó caraças!!! Ou então é defeito de profissão. 
(A minha mãe também diz que eu tenho o feitiozinho da minha avó. Mas é nora! Por isso dou o desconto!)
Foi professora primária. Uma super orgulhosa professora primária. Que tinha tanto orgulho e mostrar-nos os alunos crescidos, como em nos mostrar a nós aos seus alunos. E eu ia todas as 4ªs feiras de tarde para a escola dela. E eu via aquela bata branca, o quadro preto, o armário de madeira com os blocos lá dentro, os alunos sentados nas carteiras... E aquilo fascinava-me. (Também achava um máximo ser neta da professora e entrar à descarada na sala dos professores e na cozinha da escola) Foi nessa época que o bicho da educação nasceu e é à minha Avó Regina que devo isso. 
Era em casa dela que eu queria dormir todos os sábados. Porque havia sempre bombons escondidos no armário, havia sempre queijo com marmelada no frigorífico, ela deixava-me ver o que quisesse na televisão e deixava-me comer com um tabuleiro no sofá (onde eu me deitava e ela fazia-me massagens nos pés! E ainda faz!) Era a minha Avó Regina que me levava à missa, que tinha sempre regueifa para o pequeno-almoço e me dava envelopes de crochê para eu levar o lanche para a escola. 
Também me obrigava a dar um beijo à senhora das couves (desdentada e com verrugas) que eu odiava! Mas eu adorava ir lá para casa na mesma. 



Hoje em dia é uma bisavó que tem quase 12 bisnetos, Facebook, iPad e manda mensagens com emojis. Continua a ter regueifa para o meu pequeno-almoço e a pôr-me uma nota no bolso à força quando está comigo. (À força é uma maneira de dizer porque eu não me importo nada!) É uma bisavó que tem aulas de história, faz hidroginástica e liga em FaceTime aos bisnetos. Pergunta se quero a password do Wi-Fi quando lá vou e continua a ter queijo e marmelada no frigorífico. 

Era muito injusto eu falar tantas vezes na minha Avó Maria e não dizer ao Mundo que cá tenho uma Avó Regina que adoro e de quem me orgulho tanto. 



Feliz Dia dos Avós Avó! Todos os dias! É obrigada por tudo o que nos ensinaste a todos e pela dedicação incrível que daás aos teus bisnetos. 

E agora vou parar que a senhora já deve estar lavada em lágrimas!!!

Sem comentários: