10/04/2011

Quem tem filhos tem cadilhos!

Eles nascem e acaba o descanso... Já me tinham avisado!

As primeiras preocupações são se mama bem ou mal, se aumenta de peso, porque é que chora...
O síndrome de morte súbita (até custa escrever este...) que assola a nossa mente todas as noites! Os engasgansos durante a noite, se tem muito calor ou se tem frio... Depois chegam as papas e as sopas... Será que gosta, será que não. Porque é que come e porque é que não come.

Entretanto começam a movimentar-se pela casa. Ai as jarras! Ai as esquinas! Ai as tomadas! Ai as VARANDAS! (esta deixa-me doente!) Vão para a escola. Será que os tratam bem, será que lhes dão mimo quando precisam, será que lhes respondem a todas as necessidades, e o outro que lhe mordeu e o que lhe cravou as unhas na bochecha.

Vão para o parque e são os baloiços e os escorregas. E os raptos? Ai meu Deus! É preciso andar com 20 olhos!!! E os carros que vão a passar e as bolas que os mais velhos chutam! Depois querem rebuçados e não que pode engasgar! Então está bem, mas deixa-me partir aos bocadinhos.

As doenças, a febre que sobe sem parar e o ranho que não pára de cair, e a merda da asma. Será que tem, será que não tem!

As piscinas! Põe as bóias! Anda para aqui, aí não! Não te chegues para aí!

Que virá a seguir? Será que vão ser bons alunos? Será que vão ser pessoas íntegras e honestas? Será que vão ser felizes? Será que vão ter muitos amigos?

Depois vêm os carros e as saídas à noite. O álcool e os namorados e as drogas e as más companhias... As cenas de pancadaria e os assaltos... As viagens com os amigos.

Isto não acaba? Eu até sou uma pessoa descontraída e acho que é a cair que eles aprendem. Cá em casa nunca tirei nada por causa deles. Nunca tapei uma esquina. Limitei-me a trancar o armário dos detergentes e a pôr os remédios longe das vistas. As varandas vão ser agora protegidas (já deviam ter sido!!!). Mas é uma angústia tão grande estar sempre preocupada com o bem-estar deles! Já me tinha esquecido do que era eles chorarem e não saberem dizer o que têm! Felizmente a Gigi já explica, mas o Vicente tem andado infeliz e não partilha comigo o que lhe vai na alma...

Ó vida esta de mãe...

****

4 comentários:

célia disse...

Como eu te compreendo! Logo eu que sou das que sofre sempre por antecipação, mas, deixá lá, porque tenho um amigo meu que diz que o que custa mais são os primeiros 30 anos... Não vamos desesperar!!!

macaca grava por cima disse...

sight!

Mami ( Sónia ) disse...

Percebo-te perfeitamente!
Mas as coisas vão andando, vão correndo uns dias melhor outros piores, vamos aprendendo com eles a ser melhores mães e sabe tão bem ve-los crescer e tornarem-se independentes.

Anónimo disse...

É por isto ke eu digo ke ser mãe não é a maravilha ke as malucas pintam lol

ser mãe, pai, tia ou seja lá ke parentesco tenhamos, desde ke sejamos responsaveis é uma doideira sem fim, nos 3 anos da minha filha envelheci 10 lol e tenho quase outra nos meus braços..ai ai..