09/04/2012

Ai estes hermanos...

Esta manhã:
- Desculpa! Hablas español?
- Falo português, serve?


Mete-me cá uns nervos!!! A minha terra é completamente ocupada por espanhóis na altura da Páscoa. Há mais carros espanhóis que portugueses. O que acho óptimo! Viva o turismo, etc e tal! Mas se nós fazemos sempre um esforço para os entender e até para espanholar a nossa linguagem, porque é que os gajos não fazem o mesmo??? 
É que nós somos mesmo bons! Vamos a Espanha, falamos espanhol! Vamos a França, falamos francês! Vamos a Inglaterra, falamos inglês! E os camelos não fazem um mínimo esforço para nos entender! E ainda os recebemos com as listas dos restaurantes traduzidas para eles se terem de esforçar menos ainda...

Tirando em Ayamonte em que eles falam todos português. Uma vez numa das esplanadas de tapas deles:
- Hola, queria un Icetea de melocotón e una caña! (o meu espanhol é esplêndido!)
- Un Icetea de pêssego e una cerveja, cierto?
- Certíssimo!


****

5 comentários:

Ana disse...

A propósito de nuestros hermanos não estivesse Espanha a uns bons km de estrada que já lá ia atestar o depósito do carro e fazer umas comprinhas ao supermecado...é triste mas a verdade é que a minha família em Elvas só vive em solo português...até a minha sobrinha já nasceu españuela. E olha que em Badajoz mais de metade fala a língua de Camões!

Só Sedas disse...

Ahahahah! Certissimo Kiki e é mesmo assim. Eles são uns perguiçosos do caraças!

Diana disse...

Eu adoro a lingua espanhola, mas para os perceber eles tem de falar devagar, se for assim percebo-os na perfeição! Parece que eles é mais complicado nos perceberem, não percebo porquê, será por falarmos mais devagar!! lol...ou são é preguiçosos mesmo...Mas eu adoro espanhóis! Prefiro aos Franceses e aos Ingleses. São muito mais simpáticos e calorosos, são mais como nós....Gosto de espanhóis.

disse...

Uma vez nas Canárias tentavamos falar devagarinho para eles nos entenderem mas em Português...entendiam quase nada! E até perguntaram se eramos Italianos :))))

Maria João disse...

Quando vou a Espanha falo Inglês! E eles nem isso falam. Só Espanhol e quem quiser que os entenda! E estou a referir-me a staff de aeroportos que deviam fazer um esforço para entender outras línguas! Portanto escalas em Madrid ou outro sitio qualquer espanhol só mesmo se tiver mesmoooo de ser pq as minhas experiências com eles é muito má!