24/07/2012

Gosto de acreditar que eles são felizes!



Ontem, ao fim do dia, o pai quis ir à Feira do Artesanato do Estoril beber uma cervejola. Claro que tivemos de passar na barraquinha das pinturas.
Claro que ela foi até casa a dizer que não precisava tomar banho e sem mexer muito a boca e a cara para não estragar a maquillage! 
E eu pensei: Que se lixe! Ela tem 3 anos (quase 4), este é o tempo de fazer asneiradas (?). Este é o tempo de não tomar banho de vez em quando. Este é o tempo de sujar a fronha da almofada por não ter tirado as pinturas antes de dormir. Se não for agora, quando é que ela vai ter tempo para ser espontânea, livre, alegre e feliz? Espero que o seja sempre! Mas inevitavelmente a sociedade vai nos sufocando aos poucos a espontaneidade e a liberdade para sermos assim! Felizes, alegres e soltos! 
Por isso ela foi para a cama com banho à gato! E hoje retoquei-lhe a pintura e foi para a escola mascarada de Cinderela, cheia de porpurinas na cara e tão, mas tão feliz!

Pena que no nosso tempo, não tenha havido tempo para sermos assim... Espontâneos e livres!

****



12 comentários:

Ana Lemos disse...

granda mãe...e que bom ter mães assim que compreendem e fazem certas vontades que os fazem tão felizes...

apessoa disse...

Mas fomos crianças durante muito mais tempo, fomos (mais) felizes, tivemos verdadeira infância, brincámos (brinquei) na rua. Não haviam telemóveis nem atl depois das aulas... e volto a dizer: BRINCAMOS NA RUA!

Melancia disse...

Adorei e teria feito o mesmo! Já estou a imaginar a alegria dela a entrar na escola toda armada em Princesa! Coisas pequenas que fazem tanta diferença!

Este Blogue precisa de um nome disse...

Concordo contigo... em género, número e grau...

Anónimo disse...

se há coisa que fui "no meu tempo" foi livre e espontânea. quantas vezes sujei a fronha da almofada com pinturas caseiras com o batôn na mãe, quantas vezes não quis tomar banho depois de andar a brincar na lama, quantas vezes corri até cair para o lado, quantas vezes gritei, ri e gargalhei porque era feliz!!! os tempos mudam um pouco mas as nossas crianças têm a sorte de poder tb serem felizes e livres!

Rita disse...

tb já me vi numa situação parecida... e optei pelo socialmente correcto... Para a próxima tb eu vou ter a sua coragem! Obg!

Sofia K. disse...

Engraçado, também fui à fiartil e já eram onze horas quando a mais velha quis pintar a cara. Uma mãe dizia que a filha não podia pintar-se porque a senhora não ia ter tanto trabalho para ela tirar aquilo meia hora depois. Mas eu deixei a minha pintar, porque ela já sabe que em dia de pinturas faciais... quem leva embora a máscara é o joão pestana... ela dorme mascarada. Suja a fronha, um bocado dos lençóis... mas dorme com um sorriso e acorda com outro. No dia a seguir, acorda, banho para apagar o resto e lá vai ela feliz...

Enquanto lhe puder realizar estes pequenos sonhos e desejos eu fá-lo-ei e também gosto de pensar que ela é mais feliz assim.

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Obrigada queridas!!!

Que bom Sofia k!!! E trocar as fronhas no dia a seguir não dá trabalho nenhum! A cara delas vale tudo! :)

Miss Portugal,
Fui muito feliz na minha infância! E tb brinquei na lama e na rua e andei de bicicleta sozinha na rua com os amigos e tudo e tudo. Mas lembro-me que as regras eram muito mais inquebráveis.
- Agora vais tomar banho!
- Porquê?
- Porque eu estou a mandar!
Era mais por isso! Mas não deixei de ser feliz!
Se os nossos puderem ser ainda mais, e isso depender de nós, better! ;)))

Beijinhos grandes e obrigada a todas! <3 <3 <3

Maria João disse...

Há dias que não lhes dou banho. Ou pq não me apetece, ou porque eles estão muito cansados, ou por outro motivo qualquer. Morrem? Não me parece!! Sei de mães que ficam horrorizadas ao ler isto, mas enfim!! Uma boa mãe não se distingue pelas vezes que dá banho a um filho, mas sim pela atitude que tomaste!

disse...

Acho que fizeste muito bem, às vezes basta descer uns degraus e chegar à idade deles e sentir a felicidade que eles sentem, e hoje a Gigi é uma verdadeira princesinha Lu :)
Kiki dias não são dias ;)
Beijicas

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Tão bom! Fizeste mais que bem!

Unknown disse...

Ela deve ter ficado contentíssima, isso é mais importante que o banho, por uma vez que seja!
Well done :))