16/05/2012

Método Estivill - 1ª noite

Após 18 meses sem dormir resolvemos começar a aplicar o método Estivill. Consiste em ensinar ao bebé a adormecer sozinho mesmo que acorde durante a noite.
Estamos na noite 1. É 1h da manhã e o Vicente acordou para o seu 1º biberon da noite (normalmente são entre 2 a 3...). Eu estou aqui a roer-me para não ir lá... E ele chora e chama por mim na cama. Habituado a que eu lhe leve o leitinho quentinho e volte a adormecer tranquilo. 
Segundo o estudo, dentro de 3 a 4 noites, ele passará a dormir 12h seguidas. Vamos ver como corre! Está a chorar há 20 minutos... Já lá fui 3 vezes... Parece estar a acalmar, mas mesmo assim custa não ir lá com o biberon... Mas tenho de pensar que ele vai passar a dormir melhor e que eu vou deixar de andar às turras de sono o dia todo e com umas olheiras de cão.

****

10 comentários:

Sara disse...

Mamã...comprei o livro...pensei aplicar e desisti...existem outros métodos.
De uma mãe para outra Mãe

Mãe
http://blogprofissaomae.blogspot.pt/

Bi disse...

Apesar da minha pouca experiência de mãe e dada a sorte de, até ver, a Carlota dormir a noite toda desde os 2 mesese e desde os 6 que não acorda se eu não lhe der o leite da ceia, conheço vários pediatras "do antigamente" que sempre aconselharam esse método. Deixar chorar 2 ou 3 noites e era remédio santo. Deve custar imenso, mas vai ajudar o bebé e a mãe, sem dúvida! Sou apologista!

Boa sorte e um beijinho ;)

saudosa disse...

Foi o primeiro livro de bebés q comprei...
Cansada como sempre ando e com um marido com apeneia do sono, era das situações que mais nos preocupava...
Mais tarde ouvi uma entrevista fantástica com ele e fiquei a adorá-lo pela simplicidade e interesse pelos bebés...
Tínhamos muito presente a metodologia quando a Catarina nasceu, mas não foi preciso.... ela própria demonstrava a traquilidade (e felicidade) de ir para a cama .... e dormir sozinha!!
Somos uns felizardos! veremos como corre da próxima vez!!!

Maria João disse...

Infelizmente sei bem o que isso é. Os meus filhos são peritos em más noites. Não a Mia, que felizmente já dorme bem. O Ben tb bebe 2 a 3 biberons p noite, ms tem 9 meses. No entanto tb não deveria beber nenhum. Até já tentamos tirar-lhe o leite, mas deu noites tão más que desestimos. Bebe por volta das 23h, lá para a 1h e depois lá para as 4h30. Qd só acorda a estas horas para o leite, é uma noite boa. Eu sei que o estou tipo a "premiar" com o leite por ele acordar e é um hábito, mas p enquanto não vou forçar. Com 18 meses a história já é diferente. Foi exactamente com essa idade que a Mia começou a dormir a noite completa.
Qt ao método Estivil, se for bem aplicado e sempre com mimos à mistura e dares a certeza ao Vicente que ele está bem e que tu estás ali se ele precisar, tem tudo para funcionar. É preciso é força e coragem para o aplicar. Eu acho que nunca conseguirei. Mas a ti dou te a maior coragem e um bjinho de força!

Daniela disse...

Oi, acho que nunca comentei mas há sempre a primeira vez. A minha pequena faz dois anos este mês e só há cerca de dois meses é que começou a dormir bem. Tb tomava leite de noite ou acordava para a chupeta, enfim, tinhamos que ir lá umas 5 ou 6 vezes por noite. Agora dorme bem mas foi um processo natural, não forcei, não consigo mesmo deixá-la chorar, dei tempo ao tempo.
Mas compreendo perfeitamente o desespero:)
Boa sorte!

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Bem-vinda Daniela! :)

Obrigada pela força meninas! :)
A Luísa começou a dormir a noite toda com um mês! Acordava só à meia-noite para mamar. Foi um sonho! Aos 6 meses já dormia 12h seguidinhas!
O Vicente foi o oposto... Faz horário de recém-nascido desde sempre! (Os mesmos horários do Ben Maria João) Eu comecei a dar-lhe leite antes de o por na cama porque pensava que o pudesse saciar mais um bocadinho e ele dormir mais e melhor. Mas aprendi que fiz com que ele associasse o leite ao adormecer, daí ele pedir leite se acordar de noite! Porque não sabe adormecer sem ele! Mea culpa!... Vamos ver como isto corre! Obrigada pela força! :)

LC disse...

A Luísa cá de casa também dorme a noite inteira desde 1 mês de idade! E desde os 2 meses que alargámos o intervalo de sono para 9 horas. Mesmo assim tenho de acordá-la (a pediatra é da opinião que não deve estar mais de 9h sem comer). Percebemos que ela acorda durante a noite, mas volta a adormecer sozinha, sem chatear ninguém!! Ainda esta noite não dormi eu com a tosse dela, mas ela dormiu que nem um anjinho. É muito dada ao sono esta minha Luisocas :) Coragem aí com o método de Estivill do Vicente. :)

Teresa disse...

Eu tenho sorte com os meus filhos, o 1º foi sempre um anjo para dormir e a 2ª também é muito boazinha. Lamentavelmente, aos 9 meses (fez 10 há três dias) apanhou um vírus que a deixou quatro dias inteiros a arder em febre (nem gosto de me lembrar, que me sinto mal) e nesses dias foi impossível deitá-la na cama dela. Só queria estar ao meu colo ou com muita sorte uns bocadinhos na espreguiçadeira. O resultado disto é que, se antes nem sabia dormir ao colo e era literalmente chegar ao quarto, deitá-la, tapar, beijinho e até amanhã, agora a pequenina não quer ficar sozinha a adormecer. E eu não cedo logo nem coisa que o valha mas depois lá a tiro da cama, fico um bocado com ela ao colo e deito-a quando já está mais embalada, embora ainda acordada. Se por um lado nunca fiquei mais de 6 ou 7 minutos com ela ao colo, por outro acho que é um hábito terrível. Tenho que ver o que faço para inverter isto antes que o caso fique bicudo.. Boa sorte com o "treino" do Vicente, não dormir faz muito mal à saúde dos pais!

Mum's the boss disse...

lindona, estou a fazer uma peça sobre o co-sleeping e lembrei-me de falar do método estivil. A impressão que tenho é que só recorrem a ele os pais que já tentaram de tudo. Queres entrar como testemunho? Nesta peça ou numa outra que vou falar, sobre o sono. Que me dizes?
Bjinhos

P.S. envia-me email, pode ser?

Anónimo disse...

2o minutos a chorar??? Isto não é uma mãe, é uma carrasca!!! Está mais preocupada c/ as suas olheiras do que c/ o sofrimento e sensação de abandono de uma criança desta idade?? Creeeedooooo..... Já ouvi falar num caso que correu tãaao mal... Método infeliz que inventaram!!!