24/05/2012

Sou eu que sou louca, ou isto é normal?

A Gigi faz 4 anos este ano. Só este ano é que começou a receber convites para festas de anos de amigos do colégio. Até aqui, era só com primos, filhos de amigos, etc.
De cada vez que recebo um convite, até me arrepio... Porque quando vamos às festas dos filhos dos amigos, vai a família inteira. E por isso eu estou lá quando ela quer comer alguma coisa, ou quando quer fazer xixi, ou quando leva um bofetão de outra criança ou quando quer comer um caramelo e eu obrigo-a a dar uma trinca e a comer em duas vezes para não se engasgar.
Dos amigos da sala dela, são poucas as mães com quem me dou, e por isso não posso levar a miúda à festa e sentar-me a fazer sala, nem me apetece. O suposto é levá-la, deixá-la e ir buscá-la umas horas mais tarde. Mas depois começo a pensar nas varandas altas e nas piscinas e nos xixis e nos cocós, e nos rebuçados que engasgam e nos putos que gostam de andar à bofetada e ela não conhece nenhum adulto e de repente... ...Não me reconheço! Porque sempre me assumi como uma despachada e relaxada e afinal, se calhar, sou uma mãe completamente psyco
Estamos na fase dos caramelos e dos bolos com ursinhos... Imagino quando as festas envolverem horários nocturnos e cervejinha!

****

16 comentários:

Rita disse...

Sou igualzinha. E por isso mesmo só os comecei a deixar ir a festas sozinhos a partir dos 5 anos. Até lá nunca foram. Se sou galinha? Se calhar. Mas os perigos numa casa cheia de crianças são tantos que prefiro não arriscar. Também só a partir dos 5 anos deles é que comecei a convidar os meninos das salas. Precisamente pela responsabilidade que é preciso ter para receber crianças pequenas.

Quanto às festas nocturnas... vamos acreditar que ainda falta muitoooooooo tempoooooooo!

Janica Mota disse...

Relax kiki!

Este ano o Jorge fez 4 e fiz a primeira festa com amigos da escola. correu tudo bem! os amigos com filhos ficaram por lá, mas os amigos da escola, ficaram sozinhos e correu tudo bem, tinha varias primas a ajudarem-me a tomar conta deles. Quando queriam fazer xixi pediam! e o Jico já foi a 3 ou 4 festas e correu tudo bem! relax...

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

Ufa! Que bom! Fico mais descansada! :P

Quanto a faltar muito tempoooooo... Lamento... Ainda ontem estava com o meu irmão recém-nascido ao colo e o gajo já faz 20 anos este ano! E eu não acredito que tenham passado 20 anos assim... :(

Daqui até aos 14 dos nossos filhos!... :P

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

O meu não vai!!!
Pelo menos sozinho não!

Blog da Maggie disse...

As minhas vão a muitas festas, têm 5 e 6 anos, (este domingo temos mais uma festa), mas festas em casa acho que só foram a uma. Quase sempre vão aqueles parques de diversão e aí os perigos são menores. Há 15 dias a mais nova teve uma festa e era num condominio com piscina, insufláveis, e parque e aí foi mesmo pedido aos pais que lá ficassem, e foi girissimo. Uma oportunidade de conhecer os pais que não conhecia e conhecer melhor os miudos, como o espaço era mto grande não se tormou chato ou constrangedor.
Vai e vais ver que é mto giro.

Bjo
Maggie

Full-time Mom disse...

Não sei que te diga, nunca estive nessa posição de ter que deixar algum sozinho numa festa e espero não estar. Já fazem festa na escola com os colegas, não vejo necessidade de irem a casa deles nem tenho possibilidades de os receber a todos (15 crianças mais pais, é só fazer as contas...) em minha casa. Mas acho que não, que não estás louca por hesitares em deixar a tua filha ao cuidado de "estranhos"! :) Beijinho

Anónimo disse...

O meu também faz 4 anos este ano.
Ainda não recebeu nenhum convite para festa de anos, mas eu estou a pensar convidar um ou dois (e não mais) amiguinhos da escola para a festa dele.
A minha aflição agora é que ele vai ter 15 dias de praia com a escola... São 140 meninos... Eu sei que vão lá estar as educadoras e as auxiliares e que elas já estão mais que habituadas, mas não deixo de ficar ansiosa :-S
Nós até queremos deixá-los crescer, mas às vezes não é nada fácil!
Beijinhos solidários

Anónimo disse...

Eu tenho 2 filhos, ela com 7 e ele com 4 acabadinhos de fazer... ela vai a festas desde os 4 anos +/-, a maioria são nos parque e ai não me preocupo muito, as festas em casa ao inicio também me faziam mta confusão hj em dia já nem tanto a não ser que exista piscina, já disse que não a uma festa precisamente por causa da piscina, as piscinas assustam-me imenso, apesar que depois ela faz o programa de ferias de verão na escola que mete muita praia e piscina mas acho que eles na escola são mais disciplinados. Este ano o programa de verão tem um acantonamento numa colonia de ferias que são 2 noites e ainda não decidi se ela vai... 2 noites fora aos 7 anos??? Eu ate acho saudaveis estes programas... mas o coração está apertadinho!

Ah... ele deve de ir a festas desde os 2 anos +*-, pq quase todos os amigos dela qd a convidam acabam por o convidar a ele... e lá ficam os 2 todos felizes, mas com ele tudo tem sido mais facil, deve de ser pq é o 2º.

Bjs

Daniela disse...

a Frederica começou a ir também com essa idade! e eu tb ficava preocupada,demorava uns 15 minutos a vie embora,mas correu sempre tudo bem!
Agora já estou mais relaxada,tem sido tantas festas!!

Marta disse...

Eu respondia sempre que já tínhamos programa e só começaram a ir às festas quando pediam muito... Fazia-me muita confusão deixá-los em casa de pessoas que só conhecia de vista, mesmo sabendo que são pais de miúdos do colégio... Mas agora são eles mesmo que pedem para ir. Como já são despachados (têm 7 e 5 anos) deixo-os ir a maior parte das vezes. O que mais me irrita é ter que planear os meus fins de semana conforme a agenda social dos meninos! Este fim de semana cada um tem uma festa, uma no sábado, outra no domingo...

Sofia e Beatriz disse...

A beatriz desde que entrou para o colégio aos 3 anos que começou a receber convites. Por norma as festas sao em espaços proprios para festas, eu fico sempre lá. ( uma vez caiu num insufavel, e magoou-se. Ainda bem que eu lá estava, para lhe dar muitos miminhos!
No colégio da beatriz é muito normal, para além da festa no dia de anos, convidarem os amigos todos da sala, para a festa que se faz no fim de semana... Eles sao 25...;)

Margarida disse...

Eu sou mesmo ... "The World Worst Mum", pois no passado fim de semana a minha cria mais nova com ( glup )3 anos ... e meio, pronto, foi à 1ª festa sem mãe por perto.
A festa foi no colégio ( alugam o espaço ao fim de semana para festas de aniversário ), ele já tem enraizado o que pode e não pode fazer no espaço e é um puto "desenrascado", muito "à frente" digo eu mãe muito orgulhosa do seu desempenho !
Enfim já é o terceiro filho !!!

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

hahahaha Não concordo nada Margarida! :)

No colégio é completamente diferente! É um espaço que ele já conhece e conhece também as regras do mesmo e limitações.
Eu digo é em casas de pessoas. Com varandas num 5º andar que eu não sei se estão protegidas, ou com piscinas. Às vezes, muitos adultos a tomar conta é pior! Porque se acha sempre que alguém há de estar a olhar... O meu primo (hoje com 31) ficou no fundo de uma piscina com 3 anos num almoço com 20 pessoas à volta dele! Toda a gente achou que alguém estava a tomar conta e ninguém viu que ele caiu. Felizmente não acabou por não acontecer nada. Mas quando deram por ele, já estava no fundo... Morro de pânico de varandas e piscinas!!! :S
E no colégio isso não existe! Por isso é uma óptima mãe! E sim, o facto de ser o 3º tb ajuda! :)


Meninas, obrigada pelas vossas partilhas! Fiquei feliz de saber que não sou a única! :D

Beijinhos a todas!

Sónia disse...

A Sofia vai e diverte-se imenso e volta para casa toda feliz!

Anónimo disse...

Ainda bem q eu sou uma mulher q n se importa nem um pouco com o q os outros pensam, a minha filha n vai a festas sozinha ( sem mim ) nem eu mto menos meto crianças na minha casa q n venham acompanhadas por um adulto responsavel por essa criança..
e para já acho uma palermice tanta festa de aniversário quando eu sei q a minha filha só se dá com meia duzia mais de perto.. e logicamente recuso quase todos os convites..

María disse...

Não, não és :) Por aqui ninguém vai a festas de anos sózinho antes dos 5! E mesmo assim...
Dou-te um exemplo, o mês passado o meu mais velho (7 anos) recebeu um convite para a festa de um colega do treino de futebol. Não foi. Expliquei-lhe o porquê, expliquei que não conheço sequer de vista os pais do menino, nem conheço o menino tão pouco e não me sentia segura de o deixar com pessoas que não conheço de lado nenhum. Ele percebeu perfeitamente e não ficou chateado. Nem falou mais no assunto, percebeu que eu estava a zelar pela segurança dele. Chamem-me galinha, o que quiserem mas de pedófilos e gente doida está Portugal cheio! E andam todos em liberdade, viva Portugal!

Beijinho
Maria