05/03/2012

O 2º filho!



Tinha-me dado um jeitão que tivesse nascido rapariga. Tinha todo um enxoval de roupas, acessórios e brinquedos altamente pirosos e cintilantes à sua espera. Mas não, quis o destino e a Natureza que ele nascesse rapaz (e ainda bem que assim foi!). No seu primeiro Natal só tinha 1 mês e por isso, só quando fez 1 ano é que recebeu os seus primeiros brinquedos. Brinquedos à homem! Carros, camiões, volantes com luzes e apitos, motas e coisas assim másculas! Até então, brincou com os brinquedos da irmã. Não me dei ao trabalho de comprar coisas novas só porque era rapaz e só porque era outro bebé. Havia mil brinquedos, rocas e chocalhos da Gigi que serviram muito bem para estimular as primeiras aprendizagens e sensações do meu filho homem. E por isso, os primeiros meses do Vicente foram passados entre ursinhos cor-de-rosa com música, rocas de borboletas, chocalhos de princesas cintilantes e bonecos fofos de fadinhas voadoras. Acho que não cresceu traumatizado por isso! Adora brincar com as esfregonas e vassouras minhas e da irmã, mas também vibra com as motas e os carros e faz Vruuuum pela casa fora! 
O mesmo aconteceu com outros objectos do seu quotidiano. Com um monte de babetes que lá tinha, achei um absurdo comprar novos só porque sim! E por isso, volta e meia, é vê-lo a comer a sopa enfeitado de bailarinas e corações. Assim como os pratos e talheres de bebé! Ele ainda não refilou com a tigela de borboletas, as colheres da Hello Kitty ou os copos da Cinderela. E assim, a irmã foi aprendendo a partilhar!



**** 

9 comentários:

disse...

Uma das milhentas coisas boas de eles terem tão pouca diferença entre eles, aprender e crescer a partilhar!
Com a J. e o G. foi exactamente assim e ainda tenho fotos dele com casaquinhos salmão a fugir para o rosa velho, quentinhos, que ele usava por casa...:)

Unknown disse...

O Vicente não se sente ferido na sua masculinidade, está muito sereno quanto a isso, venham o rosa e as flores!

O Pedro tem babygrows e bodys rosinhas, das primas!! Fica um amor com elas, mas muito másculo!

alice disse...

eu tenho dois rapazes e olha que na roupa não consegui reciclar assim tanto. é que eles nasceram em estações do ano diferentes e ficou o caldo entornado ;)

acho que fazes muito bem em estimulá-lo com todo o tipo de brinquedos; os rapazes também têm que aprender a gostar de coisas da cozinha, a tratar de bebés e outras coisas que as meninas são logo incutadas "à nascença" por força dos brinquedos "de menina". é assim que se vai conquistando o equilíbrio social entre o papel do homem e da mulher, de pequeninos :)

bjinhos e adorei a foto!

Full-time Mom disse...

Cá em casa é na mesma. :) Contam-se pelos dedos de uma mão os brinquedos que comprámos até hoje para a Minúscula: peluche para dormir, nenuco, carrinho de bonecas, livro musical do ruca e cozinha ikea (bem, esta foi a pensar nos dois e não só nela!). Os brinquedos de luzes, estimulação, os da chicco que o Minúsculo teve praticamente o catálogo todo, puzzles, legos, livros e afins foi tudo herdado do irmão. Também usa muita roupa dele e o calçado quase todo. :)

Maria João disse...

Tal e qual como cá em casa, sem tirar nem pôr! Até um casaco vermelho que era da Mia o Ben usa. Bastou-me retirar uma flor muito feminina que lá tinha:) Mas sabes que, como sempre pensamos ter um 2º filho, os brinquedos da Mia eram todos mais verdes, vermelhos, amarelos e não cor-de-rosa!

4D disse...

Aqui é um bocadinho ao contrário.
os babetes tem usado os dos manos. Mas já a roupa não me apetece muito reciclar, tirando uma ou outra peça. Mas bolas, eu tenho desculpa. Há roupas que já serviram para 3 machos antes dela e ainda emprestei a um sobrinho do marido.

preciso e quero mais rosa na nossa vida!

(ahhhh. e tenho uma cozinha guardada que comprámos para o Manel na fase em que adorava arrumar e limpar. Onde esse tempo já vai buáááááá)

Sónia disse...

E não fica giro assim?
não vejo mal nenhum nisso!

Ana - a side of me disse...

Desculpa lá, mas o babete que ele tem na foto é uma fofura!
Partilhar é bom. E eu também quero uma menina para dar uso à roupa da Clara. A ver se também não fico com os planos furado =)

célia disse...

E o meu também dorme com pijamas cor-de-rosa e brinca com Barbies e Nenucos e anda feliz e contente com os seus carros e motas. Desde que eles de sintam felizes, tá tudo bem!